Cone duplo

Cone duplo

O duplo cone é homogêneo e apresenta um eixo de simetria, portanto o seu centro de massa e de gravidade coincidem com o centro geométrico do mesmo. Quando apoiado sobre a rampa, o duplo cone está em equilíbrio instável. Qualquer corpo em equilíbrio instável está associado a uma energia potencial máxima, isto é, o seu centro de massa está na posição mais alta possível. Qualquer deslocamento que o corpo possa sofrer implicará o abaixamento do seu centro de massa. A diminuição da energia potencial implicará um aumento da energia cinética de rotação e translação, no caso do duplo cone.
Quando o duplo cone está na posição mais baixa da rampa (A) a altura do eixo sobre o qual está o centro de massa do duplo cone é menor do que quando se encontra na posição mais alta da rampa (B), portanto, a energia potencial foi transformada em energia cinética.
A ilusão de que o duplo cone sobe a rampa dá-se porque, enquanto ele se move sobre a rampa, os seus dois pontos de apoio sobre a rampa afastam-se cada vez mais do seu centro de massa de tal forma que permite que o centro de massa, na verdade, desça.
 

Notícias Relacionadas