Alimentação Escolar: delegações visitam unidades escolares

Na quinta-feira (23/05), delegações participantes do Fórum Global de Nutrição Infantil, que segue até sexta-feira (24/05), em Costa do Sauípe, vão conhecer de perto a dinâmica da alimentação escolar nos colégios estaduais José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari, João Barbosa de Carvalho, em Feira de Santana, Antônio dos Santos Paim, em Santo Amaro, e Professora Simone Simões Neri, em Alagoinhas. A Bahia é referência em alimentação escolar pelo trabalho desenvolvido na rede, que, nos últimos sete anos, obteve um aumento de 236% no investimento, passando de R$ 26 milhões, em 2006, para R$ 106 milhões em 2013.

“As visitas têm o objetivo de acompanhar todo o ciclo da alimentação escolar, passando pela produção, em associações e cooperativas, pelos locais beneficiados, até chegar às escolas. A presença da agricultura familiar é de grande importância neste ciclo. Este é um dos destaques no nosso trabalho”, explica Elma Jambeiro, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação.

Alimentação Escolar na Bahia
Para Aidil Alves, diretora do Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas, em Camaçari, a visita ressalta a qualidade do trabalho que a escola já realiza com os estudantes. "Reforça e vem a sinalizar que o Colégio está no caminho certo. Sempre procuramos colocar o aluno como foco. Tudo existe em função do estudante. Inclusive, são os próprios alunos que vão receber os visitantes. Eles vão conduzir toda a programação do dia. Os convidados vão conhecer alguns projetos da escola e o sistema de alimentação".

A Secretaria da Educação já recebeu delegações de sete países interessados em conhecer a alimentação escolar nas escolas da rede estadual. “Em setembro de 2010, recebemos a primeira delegação, que foi a de Moçambique, seguida de outras, como Senegal e Haiti. A ancestralidade é uma das características em comum que chamam a atenção dos países, assim como a semelhança do clima e a receptividade que temos com estas visitas’, diz.

Agricultura familiar – As escolas da rede estadual contam com, pelos menos, 30% dos produtos oriundos da agricultura familiar, em cumprimento à Lei n° 11.947/2009, além de um mix de alimentos, que levam em consideração as características de cada região, com supervisão de uma equipe de nutricionistas. A associação entre alimentação escolar e agricultura familiar garante dois pilares importantes: a qualidade dos alimentos que estarão na mesa do estudante e o desenvolvimento local sustentável. A iniciativa beneficia mais de 300 famílias, que possuem mais uma garantia de escoamento dos produtos.

Para facilitar o fornecimento, a Secretaria, em parceria com outros órgãos estaduais, criou um sistema de credenciamento, aprovado em audiência pública com a presença de representantes da sociedade, para permitir que fornecedores de todo o Estado possam participar dos processos de compra dos produtos. O credenciamento garante a democratização das verbas e mais agilidade no fornecimento dos alimentos.

Notícias Relacionadas