Apresentações estudantis emocionam na aula inaugural

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A aula inaugural da rede estadual de ensino, nesta quarta-feira (8), foi uma grande celebração do conhecimento. Além das novidades para as escolas anunciadas pelo governador Rui Costa e pelo secretário, Walter Pinheiro, como a implantação dos coordenadores pedagógicos nas escolas e a parceria com a Google INC, a aula contou com a participação dos estudantes de escolas da capital e do interior. Eles apresentaram projetos de Arte, Cultura, Ciência, Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, desenvolvidos em sala de aula, emocionando o público que estava no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, ou que acompanhou a transmissão ao vivo pela TV Educativa da Bahia (TVE) ou pelo Portal da Educação.
 
A estudante indígena Pataxó, Nivia Akauã, de Coroa Vermelha, foi a primeira a se apresentar. Ela cantou a música ‘Namaisõ tohote txog’ na sua língua patxohã, e disse: “Eu me encontro muito feliz em estar aqui”. Os estudantes da Orquestra de Violões do Centro de Educação Profissional em Artes e Design executaram o Hino ao 2 de Julho, regidos pela maestrina e professora Judith Leite.
 
Vídeos também foram exibidos com experiência desenvolvidas nas escolas, como a grafitagem no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, em Salvador. Os estudantes Alef Souza e Uelton de Jesus mostraram um curta metragem sobre a cidade onde vivem, Aratuípe, desenvolvido no Projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove).
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Os rappers MC Feijão e MC Mawênzi, de Salvador, cantaram a música da Virada Educacional - TransformaÊ. O movimento mobilizou as escolas estaduais, em 2016, por meio de várias ações pedagógicas que envolveram Ciência, Esporte, Arte, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. Já os estudantes Rebeca Santana, de Candeias, Cleiton Lima, Murilo Cerqueira, André Silva, de Salvador, cantaram o rap Conservação, mostrando a importância do cuidado com a escola, um patrimônio de todos.
 
Na década internacional dos povos afrodescendentes, instituída pela UNESCO, o estudante Tarcizio Faria, da cidade de Olindina, do projeto Tempos de Arte Literária (TAL 2015), apresentou a sua poética “Somos a multiplicidade na singularidade”, para destacar a diversidade da Bahia e as orientações que norteiam os processos formativos e educativos, fortalecendo o eixo pedagógico de cada escola.
 
No curta, de autoria das estudantes Maiara Oliveira, David Azevedo e  Mirelle Silva, de Salvador, veio a mensagem sobre a problemática da violência e da necessidade do seu enfrentamento nos grupos étnicos afro-brasileiros. Neste contexto, homenagens também foram prestadas a Castro Alves por meio da poética dos estudantes Ádla Lêdo, de Santa Maria da Vitória, Roberth Nascimento, de São Miguel Das Matas, e Iasmin Gonçalves, de Salvador.
 
De Serrinha, a estudante Thaylane Santos, 17, falou como o Colégio Estadual 30 de junho, onde estudou desde o 6º ano, contribuiu para o seu desempenho no ENEM 2016, tendo feito 960 pontos na Redação. Os estudantes Vitória Mendes e Ariel Batista, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, de Salvador, contaram como as ações pedagógicas da escola despertaram neles o interesse pela área de Programação. Já o líder de classe e membro do Conselho Estadual de Juventude, Tarcísio Santos, de Itaberaba e o estudante Admilson Boaventura, de Adustina, e membro do Parlamento Juvenil do Mercosul, falaram sobre a importância da ocupação de espaços como estes. Já as estudantes Cristiana Aparecida e Noemy Queiroz, de Itatim, apresentaram o projeto Toxidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes aegypti.
 
>> Leia também:
 
Da Educação Profissional e Tecnológica veio o depoimento de Sayonara Viana, formada pela rede estadual e beneficiada pelo programa Primeiro Emprego. Já a estudante Rayssa Rodrigues, de Simões Filho, falou sobre o projeto sobre mediação de conflitos, que representou a Bahia e o Brasil na China. As estudantes Andressa Costa e Amélia Souza, de Juazeiro, falaram sobre o projeto ‘Velho Chico”, premiado na 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz. Outros projetos estudantis também foram destacados como o Artes Visuais Estudantis e o Educação Patrimonial Estudantil (EPA). Além disso, em vídeo, o professor Elias Ramos de Souza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), falou sobre Inovação no contexto educacional.
 
 
Homenagem a Gilberto Gil
Na aula que tanto expressa o protagonismo estudantil por meio das distintas linguagens artísticas, científicas e culturais, a rede estadual homenageou o cantor e compositor Gilberto Gil. O artista teve músicas interpretadas por estudantes que fazem parte de projetos musicais nas escolas estaduais, como Luanna Menezes, a Banda Juventude Parqueana e a Banda Casa de Mainha, formada por Tayná, Tato e Patrick, entre outros. A programação também teve as participações especiais das cantoras convidadas Manuela Rodrigues e Carla Visi.  Entre os convidados na plateia, os professores Edvaldo Boaventura e Roberto Santos.
 

>> Assista a apresentação da estudante indígena  Nivia Akauã

 

 

>> Assista a apresentação dos rappers MC Feijão e MC Mawênzi

 

 

 

Notícias Relacionadas