Atividades em memória aos 50 anos do Golpe de 1964 encerram hoje nos Barris

A programação de atividades em memória aos 50 anos do golpe de 1964, que acontece no Complexo Cultural dos Barris, chega ao último dia, nesta sexta-feira (4/4). Na parte da manhã, serão realizadas oficinas, projeção de filmes relativos ao regime militar, além da apresentação de trabalhos acadêmicos. O destaque fica por conta da palestra Os arquivos da ditadura militar e o Centro de Referência Memórias Reveladas, por Vicente Arruda, do Arquivo Nacional/RJ. Realizadas pelas Secretarias da Educação e de Cultura do Estado da Bahia, com apoio da Fundação Pedro Calmon, as atividades integram o projeto Ditadura Militar – Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964.

Conheça a página do projeto!

Fotos: Claudionor Junior Ascom/Educação

A programação prossegue a partir das 14h, com o debate Mortos e desaparecidos políticos: a responsabilidade do Estado, que terá como palestrantes o deputado federal Nilmário Miranda, deputado federal e Carlos Tibúrcio, jornalista baiano e assessor especial do Gabinete pessoal da Presidência da República. Além do debate serão realizadas outras oficinas e exibições de filme.

Outra ação alusiva ao projeto Ditadura Direito à Memória - 50 anos do golpe civil-militar de 1964 é a alteração do nome do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, localizado no Stiep, em Salvador, para Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella. A solenidade vai acontecer no dia 11 de abril, às 14h, na unidade escolar. A Secretaria da Educação atendeu à vontade da comunidade escolar, que realizou eleição e se mobilizou com este objetivo. A portaria Nº 865/2014 foi publicada no dia 14 de fevereiro no Diário Oficial do Estado. O baiano Carlos Marighella (1911-1969) foi um político, guerrilheiro e poeta brasileiro que se destacou entre os principais líderes da resistência à ditadura militar instituída com o golpe de 1964 e que perdurou por 21 anos, até 1985.

Portal da Educação –  Diversos conteúdos foram disponibilizados no Portal da Educação e trazem à tona os 50 anos do golpe civil-militar. São ferramentas para que estudantes, professores e sociedade possam ter acesso a conteúdos relativos a esse momento da história do Brasil. No Portal, estão disponíveis artigos, fotos, bibliografia especializada, biblioteca virtual, livros de autores baianos e depoimentos de ex-presos políticos, entre outros. Acesse a página sobre os Golpe de 1964.

Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), o internauta tem disponibilizada uma série de documentos históricos, a exemplo de Rotas das Passeatas, A Guerrilha do Araguaia e Brasil Nunca Mais.  O Portal apresenta, ainda, indicações de filmes relacionados à temática, como Zuzu Angel, Eles não usam black-tie. O ano em que meus pais saíram de férias, Lamarca, Cabra marcado para morrer, entre outros. Há, também, indicação de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior e João do Vale.

 

Notícias Relacionadas