Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Bahia amplia oferta de Educação Integral
Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, localizado em Salvador, é um exemplo de como a Educação Integral pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. A unidade escolar conquistou um crescimento de 1.3 pontos, chegando a 3.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre 2009 e 2011, após a implantação de oficinas de Português, Matemática, Karatê, Biscuit, Música e Promoção à Saúde, no turno diferente ao das aulas regulares. As oficinas oferecidas no Colégio Otávio Mangabeira são garantidas pelo projeto Mais Educação, que integra a Educação em Tempo Integral na rede estadual da Bahia.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegurou Educação Integral, com jornada ampliada, em 2012, a mais de 350 mil estudantes de 776 escolas, em parceria com o Ministério da Educação, por meio dos programas Mais Educação, com cerca de 200 mil alunos do ensino fundamental, e Ensino Médio Inovador, com 150 mil alunos atendidos em todo o Estado. Sem contar, a oferta do Pronatec, com cursos de qualificação profissional para mais de cinco mil estudantes no contraturno e o Ensino Médio em Ação (EM-Ação), que atendeu a mais de seis mil estudantes do terceiro ano.
Enquanto em 2008 apenas 130 unidades escolares ofertavam Educação Integral, em 2013 o quantitativo chega a 976 escolas. A meta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é atender, este ano de 2013, a mais de 400 mil estudantes somente com os projetos Mais Educação e Ensino Médio Inovador.
O diferencial da Educação Integral no Colégio Otávio Mangabeira está na participação de todos os alunos nas seis oficinas oferecidas pelo Mais Educação. Para isso, os estudantes permanecem durante todo o dia na escola, com alimentação nos dois turnos, incluindo o almoço. Apontadas como as principais responsáveis pelo resultado positivo, as disciplinas de português e matemática são os carros-chefe do projeto. “Acredito que as oficinas de Português e Matemática ajudaram a escola a conquistar um Ideb melhor, na medida em que, basicamente, são essas duas disciplinas que alavancam uma unidade escolar, além do comprometimento e dedicação dos professores”, afirma Mazé Quadros, diretor do Colégio.
A coordenadora do projeto no Colégio Otávio Mangabeira, Neuza Pitanga, explica como é possível ultrapassar os desafios. “O primeiro passo foi uma conversa com os pais para incluir os estudantes em todas as oficinas oferecidas pela escola. A partir de então, assumiu-se um compromisso de participação efetiva dos alunos que, em contrapartida, teriam oficinas direcionadas e com profissionais qualificados para o aprendizado”, contou.
A estudante da 8ª série, Gleisiane Amorim, acredita que as várias atividades proporcionadas pelas oficinas desenvolvem o raciocínio. “Nas oficinas tem jogos como xadrez, dama, que treinam a mente, além das que trabalham o corpo e a voz, como música”, disse.
Ampliação da jornada - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN/1996, a Educação Integral é o aumento progressivo da jornada escolar na direção do regime de tempo integral, valorizando as iniciativas educacionais extra-escolares e a vinculação entre o trabalho escolar e a vida em sociedade. A Bahia abraçou esse desafio e, além do Mais Educação, o Estado ampliou a permanência do estudante na escola com projetos como o Ensino Médio Inovador, o Ensino Médio Em-Ação e o Pronatec. A ampliação do acesso à educação integral é o 3º compromisso do Programa Todos pela Escola, visando garantir aos estudantes o direito de aprender.
Educação ambiental - As ações da Educação Ambiental buscam despertar no estudante a compreensão integrada do ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos. É o Projeto de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE), da Secretaria da Educação do Estado, que estabelece os princípios gerais, diretrizes pedagógicas e orientações curriculares para as escolas. Uma das principais ações é a construção da Agenda 21 na Escola, como parte integrante do “Juventude em Ação”.
Para fortalecer a cultura da sustentabilidade no espaço escolar, a Secretaria também desenvolve o projeto Uso Racional da Água e Energia nas Escolas, fruto de uma parceria com a Secretaria da Administração e a Universidade Federal da Bahia. “Acho importante que o jovem se atente não só nas questões relativas ao meio ambiente, bem como nos assuntos ligados à vida coletiva”, analisa Jônatan Gabriel Costa, estudante do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas, presidente do Parlamento Jovem Brasileiro 2012.
Notícias Relacionadas
-
Professores da rede estadual podem se inscrever para receber vale-livro da Bienal
-
Secretaria da Educação promove formação para educadores recém nomeados
-
Inscrições para seleção de professor do PRONATEC encerram nesta terça-feira (23)
-
Educadores recém empossados dialogam sobre perspectivas e desafios da prática docente
-
Inscrições no Mais Futuro serão encerradas no dia 8 de maio
-
Jerônimo sanciona lei que reestrutura carreira de professor indígena
-
Odontomóvel inicia atendimento em cinco novos municípios