Bahia amplia oferta de Educação Integral

Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, localizado em Salvador, é um exemplo de como a Educação Integral pode contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. A unidade escolar conquistou um crescimento de 1.3 pontos, chegando a 3.8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre 2009 e 2011, após a implantação de oficinas de Português, Matemática, Karatê, Biscuit, Música e Promoção à Saúde, no turno diferente ao das aulas regulares. As oficinas oferecidas no Colégio Otávio Mangabeira são garantidas pelo projeto Mais Educação, que integra a Educação em Tempo Integral na rede estadual da Bahia.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegurou Educação Integral, com jornada ampliada, em 2012, a mais de 350 mil estudantes de 776 escolas, em parceria com o Ministério da Educação, por meio dos programas Mais Educação, com cerca de 200 mil alunos do ensino fundamental, e Ensino Médio Inovador, com 150 mil alunos atendidos em todo o Estado. Sem contar, a oferta do Pronatec, com cursos de qualificação profissional para mais de cinco mil estudantes no contraturno e o Ensino Médio em Ação (EM-Ação), que atendeu a mais de seis mil estudantes do terceiro ano.

Enquanto em 2008 apenas 130 unidades escolares ofertavam Educação Integral, em 2013 o quantitativo chega a 976 escolas. A meta da Secretaria da Educação do Estado da Bahia é atender, este ano de 2013, a mais de 400 mil estudantes somente com os projetos Mais Educação e Ensino Médio Inovador.

O diferencial da Educação Integral no Colégio Otávio Mangabeira está na participação de todos os alunos nas seis oficinas oferecidas pelo Mais Educação. Para isso, os estudantes permanecem durante todo o dia na escola, com alimentação nos dois turnos, incluindo o almoço. Apontadas como as principais responsáveis pelo resultado positivo, as disciplinas de português e matemática são os carros-chefe do projeto. “Acredito que as oficinas de Português e Matemática ajudaram a escola a conquistar um Ideb melhor, na medida em que, basicamente, são essas duas disciplinas que alavancam uma unidade escolar, além do comprometimento e dedicação dos professores”, afirma Mazé Quadros, diretor do Colégio.

A coordenadora do projeto no Colégio Otávio Mangabeira, Neuza Pitanga, explica como é possível ultrapassar os desafios. “O primeiro passo foi uma conversa com os pais para incluir os estudantes em todas as oficinas oferecidas pela escola. A partir de então, assumiu-se um compromisso de participação efetiva dos alunos que, em contrapartida, teriam oficinas direcionadas e com profissionais qualificados para o aprendizado”, contou.

A estudante da 8ª série, Gleisiane Amorim, acredita que as várias atividades proporcionadas pelas oficinas desenvolvem o raciocínio. “Nas oficinas tem jogos como xadrez, dama, que treinam a mente, além das que trabalham o corpo e a voz, como música”, disse.

Ampliação da jornada - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN/1996, a Educação Integral é o aumento progressivo da jornada escolar na direção do regime de tempo integral, valorizando as iniciativas educacionais extra-escolares e a vinculação entre o trabalho escolar e a vida em sociedade. A Bahia abraçou esse desafio e, além do Mais Educação, o Estado ampliou a permanência do estudante na escola com projetos como o Ensino Médio Inovador, o Ensino Médio Em-Ação e o Pronatec. A ampliação do acesso à educação integral é o 3º compromisso do Programa Todos pela Escola, visando garantir aos estudantes o direito de aprender.

Educação ambiental - As ações da Educação Ambiental buscam despertar no estudante a compreensão integrada do ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos. É o Projeto de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE), da Secretaria da Educação do Estado, que estabelece os princípios gerais, diretrizes pedagógicas e orientações curriculares para as escolas. Uma das principais ações é a construção da Agenda 21 na Escola, como parte integrante do “Juventude em Ação”.

Para fortalecer a cultura da sustentabilidade no espaço escolar, a Secretaria também desenvolve o projeto Uso Racional da Água e Energia nas Escolas, fruto de uma parceria com a Secretaria da Administração e a Universidade Federal da Bahia. “Acho importante que o jovem se atente não só nas questões relativas ao meio ambiente, bem como nos assuntos ligados à vida coletiva”, analisa Jônatan Gabriel Costa, estudante do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, em Lauro de Freitas, presidente do Parlamento Jovem Brasileiro 2012.