Bahia lança a 3ª Conferência Estadual de Educação

Fotos: divulgação

A 3ª Conferência Estadual de Educação foi lançada, nesta terça-feira (26), no município de Una, região Sul da Bahia (a 519 Km de Salvador), durante I Itinerário Formativo – Núcleo Territorial Litoral Sul, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/BA), em parceria com o Fórum Estadual de Educação. A atividade contou com a participação de mais de 200 gestores da Educação, entre os quais o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo.

Segundo Pitombo, o lançamento da conferência exprime a necessidade do diálogo permanente em torno da melhoria da qualidade da educação pública. “Junto com os fóruns municipais e com o Fórum Estadual de Educação é importante produzirmos os instrumentos normativos e orçamentários que garantem a cobertura financeira para a execução dos projetos educacionais. É chegada a hora de agirmos juntos, em cooperação solidária e prospectiva, para olharmos o desenvolvimento futuro do Estado”, destacou.

O subsecretário ainda ressaltou que o lançamento também serviu para o debate sobre o documento base regido pela Conferência Nacional de Educação. “Tivemos a participação do professor doutor Luiz Fernandes Dourado, que proferiu uma palestra sobre o documento básico nacional que será discutido em 2018, além do debate sobre a consolidação dos Planos de Educação municipais, estaduais e do Distrito Federal”, ressaltou.

Também participaram do evento, o presidente da Undime Regional, Willians Panfile, a presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Gilvânia Nascimento, o presidente do Fórum Estadual de Educação (FEEBA), Marcius Gomes e a coordenadora de Programas Especiais do Estado, Elenir Alves.