Conteúdos resgatam a memória do período da Ditadura Militar no Portal da Educação

No ano em que se lembra os 50 anos da Ditadura Militar, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza uma importante ferramenta virtual para que estudantes e professores da rede estadual  e sociedade possam ter acesso a conteúdos relativos a esse momento da história do Brasil. Os conteúdos estão disponíveis na página do projeto Ditadura Militar Direito à Memória: 50 anos do golpe de 1964, desenvolvido pela Secretaria da Educação, com parceria da Secretaria de Cultura do Estado.

No Portal, estão disponíveis artigos, fotos, vídeos, bibliografia especializada, biblioteca virtual, livros de autores baianos, canções, filmes, documentários e depoimentos de ex-presos políticos, entre outros.

O objetivo do projeto, explica a coordenadora Tânia Miranda, é contribuir na recuperação da memória deste período da história. “Materiais diversos estão disponibilizados no Portal da Educação com a proposta de auxiliar estudantes e docentes no desenvolvimento das atividades pedagógicas, a exemplo de videoconferências com professores, ex-presos políticos e militantes da resistência”, avalia.

Conteúdos – Entre os conteúdos disponibilziados no Portal, estão depoimentos de sobreviventes e historiografias. Na sessão Multimídia, dentro do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985), o internauta tem disponibilizada uma série de documentos históricos, a exemplo de Rotas das Passeatas, A Guerrilha do Araguaia e Brasil Nunca Mais.

O Portal apresenta, ainda, indicações de filmes relacionados à temática, como Zuzu Angel, Eles não usam black-tie, O ano em que meus pais saíram de férias, Lamarca, Cabra marcado para morrer, entre outros. Há, também, indicação de canções de compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Belchior e João do Vale.

Notícias Relacionadas