Educação integral é destaque na abertura do ano letivo 2013

Ampliação da educação integral de 11 para 70 escolas em todo o Estado da Bahia no ano de 2013. A novidade foi anunciada pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, para mais de 500 estudantes de escolas da Liberdade, durante aula inaugural realizada no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na quarta-feira (03/04), quando teve início o ano letivo 2013. Na ocasião, estudantes e comunidade escolar assistiram a apresentações artísticas, produzidas por alunos da rede estadual, em projetos de arte-educação da Secretaria da Educação.

Para o secretário Osvaldo Barreto, é a partir da escola que se desenvolve uma Educação de qualidade. “Nós temos a obrigação de garantir aos estudantes o direito de aprender. Para isso, a partir deste ano, vamos ampliar o número de escolas que ofertam educação integral. Porque acreditamos que, quando o estudante passa o dia todo na escola, a relação dele com a escola se amplia, e o aprendizado é fortalecido, principalmente, por conta do reforço de português e matemática”, explicou o secretário.

Volta às aulas - Foto: Elói Corrêa/Secom
Educação profissional – O secretário também ressaltou a ampliação da educação profissional na Bahia. Cerca de 66 mil estudantes estão matriculados em cursos técnicos de nível médio na Rede Estadual de Educação Profissional. A oferta contempla 119 municípios em todos os 27 Territórios de Identidade. São 75 cursos técnicos de nível médio ofertados em alinhamento com as demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

Nos olhares atentos, os estudantes não escondiam a vontade de retornar à sala de aula. “Espero que este ano seja proveitoso. Precisamos de conhecimento para avançar na vida, disse Jonathan Silva, estudante da Escola Classe IV. Já Tainá Patrocínio, do Colégio Celina Pinho, não vê a hora de participar das atividades de arte. “Sou tímida, e as aulas de teatro, dança moderna e ginástica rítmica me ajudam a superar isso”, afirmou. O estudante Ítalo Luciano Cardoso, do colégio Professora Candolina, espera que a escola possa trazer mais projetos culturais. “Espero que, em 2013, tenhamos uma variedade de atividades com mais cultura e arte”, concluiu

Arte – A apresentação de poesia ficou por conta de Diego dos Santos, que interpretou o texto “Poeta dos desesperados”, selecionado no projeto Tempos de Arte Literária (TAL), da Secretaria da Educação. Para ele, atividades como saraus chamam a atenção para a poesia e estimularam o gosto pela leitura. Ele conta que o poema surgiu de uma atividade em sala sobre textos literários. “Eu continuo a escrever’, completou

A literatura de cordel impressionou a plateia com a interpretação do estudante de Jequié, Diego Silva. “O homem que morreu e viveu de novo” narra a história de vida de um vaqueiro no sertão baiano.  Perguntado sobre a criação do texto, o estudante respondeu: “A literatura é tudo em minha vida. Procuro inspiração em autores da minha terra, que, assim como eu, nasceram no interior e conhecem a vida dura da região. Depois do TAL, me tornei inspiração para meus colegas”, concluiu.

"Acreditamos que, quando o estudante passa o dia todo na escola, a relação dele com a escola se amplia, e o aprendizado é fortalecido" - Osvaldo Barreto - Secretário da Educação

O Festival anual da Canção Estudantil (Face) também se fez presente com as apresentações de Samira Rocha, melhor intérprete feminino no festival de 2012, e da estudante Caroline Marques da Silva Gonçalves, que cantou a música Chuva da Gente. “O Face foi inspiração para muita coisa, adquiri muito conhecimento no Festival”, afirmou Marques.

Democracia na escola – A Secretaria da Educação do Estado também fortalece a democracia na escola, com eleições diretas para dirigentes escolares. Além disso, neste ano, pais e estudantes podem acompanhar notas e frequências com a ferramenta Boletim online. A intenção é facilitar e colocar a família do estudante atualizada sobre sua vida escolar.

A comunidade também pode acompanhar a utilização dos recursos encaminhados para as unidades com o Transparência na Escola. Assim, os cidadãos podem saber dos recursos recebidos e gastos em alimentação escolar, conservação da rede física, compra de material permanente e material de consumo, além do investimento com a implementação do projeto pedagógico.