Educadores da rede estadual dialogam sobre saúde mental com profissionais do PLANSERV

Gestores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) de Santo Antônio de Jesus e Paulo Afonso participaram, nesta terça-feira (22), de um encontro on-line do programa “Sou mais saúde”. A ação foi promovida pelo Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV), em parceria com o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

O programa visa proporcionar um espaço de escuta, acolhimento, troca e reflexão para o qual os participantes são convidados a pensar, de forma lúdica, sobre questões do seu dia a dia e do cuidado com a sua saúde mental, bem como os impactos na sua saúde física. O tema abordado com os participantes de Santo Antônio de Jesus foi “A importância das relações interpessoais”. Já em Paulo Afonso, a atividade teve como tema “A importância do autocuidado e da saúde mental”. Os encontros aconteceram através da plataforma Google Meet.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, ressaltou a importância das atividades e da parceria. “Estas atividades vêm para somar às ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que já vem realizando um trabalho em toda a rede direcionado ao autocuidado físico e mental, abordando diversos temas referentes à promoção e prevenção à saúde dos servidores da rede estadual de ensino e da comunidade escolar. Neste primeiro semestre, os profissionais do programa Saúde do Professor realizaram 3.998 acolhimentos psicológicos on-line e 340 oficinas on-line com 9.236 participações”, salientou.

A assistente social do PLANSERV, Denise Ferraz, fez uma exposição em torno do tema “A importância das relações interpessoais”. “As relações pessoais podem ter um impacto na nossa saúde mental. Os relacionamentos interpessoais são uma grande oportunidade que o indivíduo tem de se conhecer melhor, pois é através da relação com o próximo que temos a oportunidade de nos desenvolver”, afirmou.