EMITec cria novas telessalas e expande atuação para novas localidades

O projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) criou 99 novas telessalas em 2014. Deste número, 68 unidades foram implantadas em 20 localidades que ainda não contavam com o atendimento do projeto. Desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a iniciativa trabalha diretamente com a oferta educacional, levando o ensino médio para os lugares mais distantes da Bahia, por meio de aulas transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada telessala.

Cada telessala tem capacidade para 30 estudantes, e é equipada com um televisor 50 polegadas e um computador com webcam e microfone. As aulas virtuais são ministradas de Salvador a partir de três estúdios, instalados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), nos três turnos. Nas telessalas, os estudantes são acompanhados por mediadores, que fazem a intermediação, em tempo real, entre a sala e o estúdio, para tirar dúvidas e esclarecer outros questionamentos.

“O EMITec é um programa que já está implantado, já tem consistência e foi abraçado pela comunidade. O projeto viabiliza aos moradores das localidades mais distantes a continuidade dos estudos e lhes dá a possibilidade do ingresso no ensino superior a partir da conclusão da educação básica”, destaca a coordenadora do EMITec, Letícia Machado.

Em quatro anos de atividade, o EMITec já formou 11.130 estudantes do ensino médio. Atualmente, conta com 17.377 estudantes matriculados, 722 telessalas e 949 turmas, em 430 localidades e 150 municípios do interior da Bahia.

Notícias Relacionadas