EMITec recebe Certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Na solenidade de entrega do Certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil ao programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), nesta quinta-feira (24/10), em Salvador, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltou que o reconhecimento do trabalho, que visa levar o ensino médio da rede estadual a localidades mais remotas, por meio das tecnologias da informação, se deve, principalmente, à sua construção pedagógica de inclusão educacional.

A certificação é uma das etapas da 7ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, e funciona como um selo de qualidade para as iniciativas. O EMITec participa da premiação, que acontece no dia 19 de novembro, em Brasília, com o título Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: inovação na educação básica na Bahia.

“O EMITec é um dos programas da Secretaria da Educação que mais me orgulha pela sua proposta educativa de inclusão social, como é, também, o Topa (Todos pela Alfabetização). E o que está por trás é uma visão interdisciplinar, dentro de uma metodologia pedagógica que permite aos estudantes terem uma visão crítica do mundo, proporcionando a interatividade entre eles e os professores da rede estadual envolvidos”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr

Referência internacional – A coordenadora do EMITec, Letícia Machado, afirmou que a certificação reflete a grande abrangência social do programa. “É muito importante passarmos a ser uma referência não só para o Brasil, como também para todo o mundo. A partir de agora, o EMITec está disponível em três idiomas para acesso no site da Fundação Banco do Brasil, e poderá ser replicado para outros países”.

O superintendente estadual de Negócios Varejo e Governo do Banco do Brasil, Luiz Alves Pordeus Junior, por sua vez, destacou a experiência do EMITec e de outros três projetos baianos que ficaram entre os finalistas do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, como “projetos magníficos que, através da tecnologia, alimenta a alma de tantas pessoas”.

“Considero o EMITec um programa fantástico, uma novidade que está contribuindo para a melhoria da educação no Estado da Bahia e dando possibilidades de crescimento profissional desses jovens. Diria que a palavra inovação representa bem o significado desse projeto da Secretaria da Educação do Estado”, destacou o superintendente.

Selo de qualidade – Os projetos certificados, em todo o País, passarão a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) – uma base de dados on-line contendo informações sobre as tecnologias sociais e as instituições que as desenvolveram.

O conceito de tecnologia social compreende os produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. A fim de identificar, certificar, premiar e difundir essas iniciativas, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é concedido a cada dois anos.

EMITec –  O EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Dessa forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as recepções de conteúdos educacionais ao vivo, que são transmitidas em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O programa já foi premiado em 2012, no Congresso Internacional de Educação a Distância, na categoria inovação na educação.

Pioneiro na região Nordeste, o EMITec, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.