Escolas de Ilhéus e Lauro de Freitas serão contempladas com tecnologias digitais por meio do BNDES

Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado se reuniram, nesta terça-feira (1º), com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), para discutir a implantação do projeto BNDES Educação Conectada, que visa a implementação e o uso de tecnologias digitais na educação. A iniciativa, lançada em 2018, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), consiste em dotar as escolas de internet, equipamentos e ações voltadas para o processo de aprendizagem. Na Bahia, foram contempladas 19 escolas estaduais de Ilhéus e 11 de Lauro de Freitas, além da metade das escolas municipais, totalizando 71 escolas selecionadas nas duas cidades. A previsão é que o projeto seja iniciado nestas unidades a partir de 2020.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância desta parceria. “Chega em boa hora a notícia de que os municípios de Ilhéus e Lauro de Freitas foram selecionados a partir de alguns critérios. Esta junção de tecnologia e educação é um desafio e muito importante, pois nós vamos ter, junto com o BNDES, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e a Fundação Lemann, e iremos nos esforçar bastante para que a gente seja referência na implementação do BNDES Educação Conectada para fortalecer ainda mais o nosso processo de melhoria da aprendizagem no Estado da Bahia”, destacou.

O chefe do Departamento de Educação e Cultura do BNDES, Conrado Leiras Matos, explicou sobre o funcionamento do projeto. “Esta é uma iniciativa estratégica do BNDES, que visa apoiar projetos de inserção de tecnologia em diversas redes estaduais e municipais de educação no pais e que busca contribuir com o programa de inovação e educação conectada. A gente espera que, com o projeto, haja um impacto para a melhoria através da disponibilidade das ferramentas de tecnologias para os alunos desde o Ensino Fundamental I até o Ensino Médio”, comentou.

Para a coordenadora do CIEB, Ana Úngari Dal Fabbro, a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes. “O CIEB é o assessor técnico desta inciativa e estamos aqui para refinar este projeto e, a partir daí, começar a pensar na execução com o objetivo de trazer para estes municípios um plano de como implementar inovação e tecnologia nas redes estadual e municipais”, afirmou.

Sobre o projeto – Por meio da iniciativa, são selecionados projetos de implementação e uso de tecnologias digitais para a educação pública no âmbito do Programa de Inovação Educação Conectada. São quatro dimensões estruturantes: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura, para que o uso de tecnologia digital possa apoiar os processos de gestão escolar e de ensino e aprendizagem, gerando impactos positivos na redes e escolas.