Escritor Ricardo Ishmael apresenta obras da literatura infantil a gestores e educadores da SEC

Palavras-chave:
Foto: Josenildo Almeida / SECBA

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu um encontro, nesta quarta-feira (1°), com o jornalista e escritor Ricardo Ishmael. Ele, que foi recebido pelo secretário Jerônimo Rodrigues e por uma equipe da SEC, falou sobre a importância da escola pública para a sua formação profissional e humana; da influência dos professores no seu gosto pela arte; e sobre a concepção dos livros voltados para as crianças.

Dentre os livros publicados pelo escritor estão "O menino de asas invisíveis", sobre o menino Hadouk, que viaja até a África em busca da própria história; e “A princesa do olhinho preguiçoso”, sobre Lalá, que começa a sofrer bullying aos seis anos de idade. Outras produções do autor estão sendo finalizadas.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância das obras do escritor e da perspectiva de serem usadas na formação dos professores, no âmbito do regime de colaboração com os municípios. "Este é um momento rico, em que Ricardo mostra o seu lado de escritor, oriundo da escola pública, e traz  histórias sobre personagens negros, tratando de temas sensíveis, como bulling, e que, ao mesmo tempo, abordam a importância da família e do afeto e que são  fundamentais para a aprendizagem das nossas crianças".

O escritor Ricardo Ishmael abordou sobre o sentimento e sentido que emprega às suas produções literárias. "Acredito que a arte e a educação caminham juntos e são transformadores de realidades. Estes livros e as histórias contadas têm conexão com a minha identidade preta, com a minha ancestralidade e com o amor atrelado às pessoas",  afirmou.

Também participaram do encontro o subsecretário, Danilo Souza; a diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado; e o superintendente de Planejamento da Rede Escolar, Manoel Calazans.

Notícias Relacionadas