Estado entrega mais 133 ônibus para atender estudantes da zona rural

Mais 133 ônibus escolares serão entregues, nesta sexta-feira (17/01), pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação. A solenidade acontece às 15h, no pátio da Secretaria, no CAB, com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário Osvaldo Barreto, além dos prefeitos dos municípios contemplados nessa terceira etapa. Com estes novos ônibus, são 250 veículos destinados a estudantes que vivem nas zonas rurais.

Os ônibus rurais escolares foram adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, uma parceria criada em 2007 entre governos federal e estadual, com um investimento total de R$ 62,6 milhões. A ação representa o avanço no fortalecimento de uma política de transporte escolar adequada e segura aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino residentes em zonas rurais, garantindo segurança e qualidade ao transporte escolar e contribuir para a redução do abandono escolar.

O Caminho da Escola fortalece as ações do Estado realizadas por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), criado em 2009, que conta, atualmente, com a parceria de 411 municípios baianos, beneficiando 111.902 estudantes da zona rural do Estado. O Pete-BA possibilitou um aumentou de R$ 6,6 milhões (2006) para R$ 64,2 milhões (2013) dos recursos destinados ao transporte escolar pelo Estado.