Estado inaugura sinal digital da TVE em Juazeiro

Palavras-chave:
Inauguração do sinal digital da TVE em Juazeiro
Inauguração do sinal digital da TVE em Juazeiro
Inauguração do sinal digital da TVE em Juazeiro
Inauguração do sinal digital da TVE em Juazeiro
Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Os moradores do município de Juazeiro (520 km de Salvador), na região do norte baiano, passam a contar com o sinal digital da TV Educativa da Bahia (TVE), no canal 8.1. A cerimônia oficial de lançamento aconteceu nesta segunda-feira (04), no 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar (3º BEIC). A abertura teve a apresentação do coral do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.
 
O evento contou com a presença do secretário Estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues; do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), ao qual a TVE está vinculada, Flávio Gonçalves; do prefeito Paulo Bonfim; do deputado estadual Zó; do diretor do Núcleo Territorial de Educação de Juazeiro (NTE10), Reginaldo de Menezes; do comandante do 3º BEIC, tenente coronel José Carlos Soares; além de representantes de universidades, movimentos sociais, professores e estudantes da rede estadual.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou da política de Governo em fortalecer a Comunicação da Bahia. "Nós queremos fortalecer a TVE para que traga uma variada programação cultural, esportiva, infantil e informativa, além de trazer nossa identidade e o que temos de bom no semiárido. A ideia é traçar parcerias com as universidades, blogs locais e assessorias de comunicação municipais para discutirmos o que transmitir, além do vasto conteúdo que já possuímos. É fundamental dizer que a TVE é uma televisão do Estado e não do Governo. Por isso, de forma democrática, queremos que a população assista a sua realidade na televisão e influencie a produção local", destacou.
 
O diretor geral do IRDEB, Flávio Gonçalves, falou da importância de Juazeiro receber o sinal digital da TVE. "A cidade está entre as contempladas nesta primeira fase de implantação do sinal por ser muito importante para a região. Os moradores vão ter acesso a uma programação de qualidade nas direntes áreas com conteúdos que mostrem a cara da Bahia, além de produções nacionais e internacionais. O sinal também terá alcance em outras cidades, como Sobradinho e Petrolina, em Pernambuco", afirmou.
 
A chegada da TVE no interior do Estado acontece inicialmente em 58 municípios. Nesta primeira fase do projeto de interiorização do sinal as cidades de Feira de Santana, Ipiaú, Ipirá e Guanambi já foram contempladas. Em Juazeiro, o investimento do Governo do Estado na nova estação retransmissora para a cidade foi de R$ 208 mil.  
 
Parcerias - Além de conteúdos diversificados, que vão desde o jornalismo, shows e esportes, a programas infantis, educativos e culturais, a TV pública da Bahia vem firmando parcerias importantes e, recentemente, passou a exibir conteúdos produzidos pelas universidades púbicas estaduais e federais da Bahia.
 
A emissora fechou também parcerias internacionais com a empresa pública alemã Deutsche Welle, com a Rádio e Televisão da República Popular da China, e com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP), que tem permitido que conteúdos exclusivos e de qualidade, exibidos em centenas de países, cheguem aos baianos, além de promover conteúdos da Bahia em outros países.
 
A TVE é a Casa do Futebol baiano e transmite, anualmente, jogos de 6 competições. Além disso, realiza a maior cobertura do Carnaval e é a única a exibir o São João da Bahia e os principais shows que ocorrem no Estado. Recentemente, a emissora iniciou a exibição diária do programa Hora do Enem, voltado aos estudantes baianos.
 
O IRDEB, que também conta com a Rádio Educadora da Bahia, faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
 

Notícias Relacionadas