Estado mobiliza gestores escolares para ampliar o alcance do Programa Primeiro Emprego

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira (17), no auditório da sede, um seminário sobre o Programa Primeiro Emprego, com gestores dos Centros Estaduais de Educação Profissional e unidades escolares compartilhadas, do Núcleo Territorial de Educação Metropolitano de Salvador (NTE 26). O encontro contou com as presenças do secretário da Educação, Walter Pinheiro, e da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana.
 
O objetivo é mobilizar os gestores para alcançar o maior número de estudantes dos cursos técnicos de nível médio e egressos formados pela rede Estadual de Educação Profissional, com o programa Primeiro Emprego. Para participar do programa e ter a primeira experiência profissional, com carteira assinada, os estudantes que estão concluindo os cursos técnicos de nível médio e egressos, até 2015, da rede estadual de Educação Profissional, devem se inscrever no Portal da Educação, disponibilizando dados como telefone, e-mail e endereço. A outra alternativa para se cadastrar é ir direto na unidade escolar onde está matriculado ou concluiu o curso técnico de nível médio.
 
No seminário, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a importância do envolvimento dos gestores neste processo. “Essa oportunidade tem que ser difundida nas unidades para que os alunos possam ingressar no mercado de trabalho assim que preencherem todos os requisitos”, afirmou, ao destacar que este diálogo com os gestores é fundamental, também, para a reestruturação da oferta e dos próprios Centros de Educação Profissional.  “Com o planejamento do Programa Primeiro Emprego tivemos a oportunidade de conhecer quem é o estudante da rede e quais as necessidades territoriais dos centros. Por isso, temos que ficar atentos para melhorar a formação dos estudantes e oferecer cursos que supram as demandas territoriais para melhorar a capacitação dos estudantes”, afirmou.  
 
Sobre o primeiro emprego
O programa é promovido pelo Governo do Estado e representa uma ação social de combate ao desemprego dos jovens. Além da oportunidade de trabalho, também melhora o aprendizado, pois o preenchimento das vagas depende do desempenho escolar dos estudantes. Eles são selecionados por curso e município com base num ranking, de acordo com a performance escolar durante a formação profissional. A meta do programa é oferecer 9 mil vagas até 2018. Até agora, quase quatro mil jovens já foram convocados.

Notícias Relacionadas