Estudantes da rede estadual de Mussurunga realizam feira com projetos de cursos de educação profissional

Os moradores do bairro de Mussurunga, em Salvador, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Educação Profissional na I Feira Técnico-Cultural 2013 - Os Jovens e o Mundo do Trabalho: o que é que a Bahia tem?, realizada pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira. O evento segue até a próxima quinta-feira (24/10), das 8 às 21h, na própria unidade de ensino.

A feira reúne projetos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva e Manutenção e Suporte em Informática. Os estudantes vão apresentar resultados de ações pedagógicas elaboradas em sala de aula, conforme propõe a Educação Profissional da Bahia, que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. A Feira também vai mostrar a educação integral desenvolvida na Educação Profissional, que visa à construção de conhecimentos científicos e técnicos, e de tecnologias sociais na formação dos estudantes.

O chuveiro para banho quente e frio, por exemplo, foi feito por estudantes do curso técnico de nível médio em Eletromecânica. Usando uma placa de alumínio, canos de PVC e garrafas pet, eles montaram duas saídas de água. Uma canalização leva a água para uma caixa de isopor revestida com fibra de vidro fazendo o líquido ficar quente. Já a outra, lança a água em um pote revestido de argila provocando o resfriamento. “É uma tecnologia ecológica, sustentável e influi muito na nossa formação porque este experimento envolve, dentre outros elementos, hidráulica, física, contribuindo para que a gente pense na aplicação das técnicas para o futuro”, afirmou a estudante Grace Ferreira, 18 anos.

Na pesquisa Visão Infravermelha de Serpentes: como estes ditos vilões podem nos ajudar foi feita uma simulação sobre a visão noturna das cobras. Utilizando técnicas de revelação fotográficas em laboratórios, eles tentam explicar como a serpente pode enxergar no escuro. “Essa simulação é feita usando uma lata que é forrada com papel fotográfico. Na lata, captamos luz, e, em uma câmara escura, revelamos a imagem”, explica Patrick Rocha de Oliveira, estudante do curso Técnico em Informática.

A professora Rejâne Maria da Silva acrescenta que, na câmara escura, utilizando óculos de visão infravermelho, as pessoas podem visualizar a revelação do papel fotográfico e perceber como as serpentes enxergam no escuro.  “Assim, é possível vermos o fenômeno: como objetos quentes e seres endotérmicos emitem o comprimento de onda nos raios infravermelhos pela expansão do calor de seus corpos. A visualização é possível mesmo na ausência completa de luz. Esta técnica já é utilizada em operações policiais para facilitar a identificação de pessoas durante a noite”, afirma.

Genética – A pesquisa DNA tem cor, realizada pelas estudantes Mirelle de Jesus Teles, do curso Técnico em Eletromecânica, e Michele Nunes, do curso técnico em Informática, orientadas pela professora Sílvia Letícia Bispo dos Santos, demonstra a importância do DNA e das técnicas da genética molecular para solucionar questões do cotidiano.

A pesquisa foi baseada em uma situação hipotética de um crime. A partir daí, foi possível estudar a “cena”, verificar personagens envolvidos e os elementos, como fios de cabelo e pedaços de cigarro, que seriam determinantes para identificar os culpados por meio do exame do DNA. No laboratório, foi reproduzida uma Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), acontecendo a duplicação do DNA, o que possibilitou a descoberta da identidade do criminoso.

“O experimento também permite, por meio da observação, perceber a relação entre a biologia e a física, já que a visualização do fragmento do DNA favorece a percepção das cores: verde, amarelo, vermelho e azul, que significam as bases nitrogenadas que compõem o DNA”, explicou a professora Sílvia Letícia Bispo dos Santos, acrescentando que a pesquisa objetiva despertar nos estudantes o gosto pela ciência, bem como o entendimento de que a genética está sendo aplicada ao cotidiano.