Experiência da UFBA poderá ser aplicada nos Campi Integrados

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia visitaram, na tarde desta terça-feira (16), o Espaço Aberto de Criação e Inovação conhecido como IhacLab-i, localizado no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina, para conhecer a estrutura e funcionamento. Trata-se de um espaço de convivência aberto ao público, onde são compartilhados materiais e equipamentos voltados para a produção tecnológica. A ideia é replicar um modelo semelhante no Campus Integrado de Educação Básica, que está em processo de implantação nos municípios de Itabuna e Simões Filho.
 
Em cada Campus Integrado de Educação Básica serão reunidas várias unidades escolares, com projetos pedagógicos articulados e que compartilharão equipamentos, projetos, profissionais e espaços de convivência em um modelo semelhante a este instalado na UFBA. A iniciativa visa ampliar o conhecimento e melhorar os indicadores da educação da Bahia.
 
De acordo com o assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Robson Costa, esses espaços irão estimular as criações dos estudantes. “Todo espaço aberto e democrático onde se podem desenvolver práticas que incitem a criação é propício a todo ambiente educacional e esta é a proposta do Campus, pois, teremos ambientes que possibilitem o aluno a interagir, criar e desenvolver tecnologias de acordo com a sua criatividade e sem amarras disciplinares”, destaca.
 
Os Campi Integrados de Simões Filho e de Itabuna estão sendo articulados pela Secretaria da Educação, em parceria com as Secretarias Estaduais da Cultura (Secult) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As unidades contarão com o envolvimento das universidades estaduais (UESC, UNEB, UEFS e UFSB) e federais, entre outras instituições. 

Notícias Relacionadas