Festa de Santa Bárbara é destaque na TVE nesta sexta-feira

Palavras-chave:
Foto: Carol Garcia/GOVBA

A tradicional Festa de Santa Bárbara acontece neste ano pela primeira vez com a proibição de aglomerações em razão da pandemia do coronavírus. Em função disso a TVE apresenta uma programação especial nesta sexta-feira (4) com uma série de interprogramas produzidos com imagens do acervo da emissora captadas na festa de 2019. E ainda serão exibidos três filmes relacionados a esta tradição da Bahia.   

Com exclusividade na TVE, o curta-metragem “Ventania no coração da Bahia” da diretora Tenille Bezerra faz um passeio por imagens de arquivo dos últimos 15 anos da festa do mercado de Santa Bárbara e revela uma Bahia de força e mistério, amor e devoção, celebração da liberdade e insubmissão de Iansã e Santa Bárbara. A exibição é às 21h30 e a obra é resultado do Edital Setorial de Audiovisual 2019, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Em seguida, às 22h, o filme experimental “Santa Bárbara ou Iansã” do ano de 1975, dirigido pela atriz Sônia Dias com imagens e áudios originais da celebração de rua na década de 70, mostra o caráter sincrético da festa misturando elementos religiosos do catolicismo e do candomblé.

O documentário “Axé do Acarajé” dirigido por Pola Ribeiro, conta a história do mito, das crenças e da importância econômica para a Bahia da “bola de fogo” conhecido como acarajé na língua iorubá. O filme traz depoimentos de quituteiras de destaque, como as baianas Regina e Dinha e investiga aspectos religiosos envolvidos no preparo e na oferta da famosa iguaria da culinária nacional. A exibição será às 22h20.

Fonte: ASCOM/IRDEB

 

Notícias Relacionadas