Gestores da Educação discutem impactos e desafios impostos pela pandemia em reunião do CONSED

Palavras-chave:
Fotos: Renam Tavares/Consed
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta quinta-feira (23), da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), que prossegue até esta sexta-feira (24), em São Paulo, e marca as comemorações dos 35 anos do Conselho. Durante estes dois dias, serão abordados diferentes temas que nortearam a Educação no contexto da pandemia do novo Coronavírus; apresentados programas e projetos desenvolvidos nos Estados; e discutidas estratégias com foco na aprendizagem dos estudantes. 
 
A abertura da atividade foi feita pelo presidente do CONSED, Vitor de Angelo, que é secretário da Educação do Estado do Espírito Santos. A superintende de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, representando o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância deste diálogo. “As reuniões do CONSED são sempre importantes porque, além do compartilhamento de desafios comuns e de experiências exitosas, são apresentados temas estratégicos para a Educação Básica. Neste encontro, por exemplo, o debate sobre o novo ENEM e a pesquisa sobre a juventude e a pandemia mostraram o tamanho do esforço de integração e de governança que temos pela frente”, destacou. 
 
Dentre outros temas abordados, destacam-se, ainda, o compartilhamento dos desafios e ações para a volta às aulas; o Sistema Nacional de Educação (SNE); e o financiamento da Educação. O evento contou, também, com uma apresentação da pesquisa “Juventudes e a pandemia do novo Coronavírus", realizada pela Fundação Roberto Marinho e pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).  Durante a reunião, nesta quinta, ocorreu a assinatura do termo de parceria entre o CONSED e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e o lançamento do Prêmio CONSED de Jornalismo.

Notícias Relacionadas