Governador Jaques Wagner encerra hoje a Conferência Estadual de Educação

O governador Jaques Wagner participa, nesta sexta-feira (11), às 14h30, em Costa do Sauípe, Litoral Norte da Bahia, do encerramento da Conferência Estadual de Educação (Coeed). Aberta na noite de quarta-feira (9), a conferência tem entre seus temas de debate a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE).

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou que todo o processo de construção da conferência se deu graças à realização de 385 conferências municipais e a parceria dos representantes desses municípios, que se empenharam para que o encontro estadual acontecesse. A Coeed acontece no Centro de Convenções da Costa do Sauípe, município de Mata de São João.

“Essa Conferência é um marco na educação da Bahia porque representa o aprofundamento da democracia das relações sociais em nosso Estado, que vem sendo construída desde 2007”, afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Ele ressaltou a importância dos eixos temáticos discutidos por mais de 50 mil pessoas, entre profissionais da educação e outros representantes da sociedade, nas conferências municipais e que, agora, são ampliados nas plenárias.

Programação

Articulada pelo Fórum Estadual de Educação, sediado na Secretaria da Educação, a Conferência Estadual conta com cerca de 1.600 pessoas, entre delegados eleitos pelos municípios e Territórios de Identidade, delegados indicados pelos sistemas de educação, observadores e convidados.

As plenárias abordam questões como o PNE e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação; Educação e Diversidade: justiça social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação do Campo; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; O Ensino Superior e a Articulação com a Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

Fonte: Secom