Governo aumenta orçamento das universidades estaduais em 2012

O Governo do Estado da Bahia, reafirmando a atenção que direciona ao ensino público superior, ampliou, este ano, em mais de R$ 20 milhões os orçamentos das universidades estaduais de Feira de Santana (Uesf), do Sudoeste (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e a Estadual da Bahia (Uneb).  A iniciativa, fruto de reuniões com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia, realizadas em novembro, está de acordo com a política do governo na valorização destas instituições, que hoje contam com um orçamento superior a R$ 800 milhões. Nos últimos seis anos, o orçamento das quatro universidades foi ampliado em mais de 108%, o que representa um crescimento de cerca de 15% ao ano.

Quanto ao acordo firmado com o movimento docente das universidades estaduais da Bahia, o Governo do Estado vem cumprindo o acordado, e, conforme registrado formalmente, a nova mesa de negociação terá início no dia 8 de janeiro de 2013.

“A política desenvolvida pelo Governo do Estado é de valorização das universidades estaduais, reconhecendo sua importância na formação de quadros, seu amadurecimento institucional no trato com pesquisas importantes ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado, na assessoria de trabalhos técnicos, entre outros aspectos”, observa Nildon Pitombo, coordenador de Desenvolvimento de Educação Superior do Estado.

Nildon Pitombo ressalta que não houve contingenciamento para as universidades estaduais. “O fluxo na tramitação de processos da carreira docente transcorrem normalmente. A liberação de saída para o exterior se manteve contínua durante todo o ano de 2012 e os entendimentos para ampliação do orçamento das universidades nunca tiveram lacunas ou negativas”.

Notícias Relacionadas