Governo entrega mais 76 ônibus escolares para estudantes da zona rural

Os estudantes da rede estadual de ensino, que moram em zonas rurais serão beneficiados com mais 76 ônibus escolares, adquiridos pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, pelo programa Caminho da Escola, desenvolvido em parceria entre os governos Federal e Estadual. A entrega dos ônibus será nesta quinta-feira (07/11), às 8h30, na sede da Secretaria, com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr
Ao todo, em 2013, foram adquiridos 250 ônibus rurais escolares. Em julho deste ano, a presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner já entregaram 40 veículos.

Os ônibus são repassados para os municípios por meio de regime de comodato, gradativamente, na medida em que são vistoriados pelo Inmetro e após a regularização da documentação. O critério de escolha levou em consideração o número de estudantes transportados e área do município. O procedimento de aquisição foi formalizado, por meio do Contrato nº 037/2013, entre o Estado da Bahia e a Mercedes-Benz do Brasil Ltda. no dia 03 de abril de 2013.

O Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias da zona rural brasileira.

Transporte seguro - O programa Caminho da Escola foi criado, em 2007, pelo Governo Federal, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução do abandono escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O Caminho da Escola fortalece as ações do Estado realizadas por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA).

Pete – O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, avança no fortalecimento de uma política de transporte escolar adequada e segura aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino residentes em zonas rurais. Em 2013, o Estado aumentou de R$ 39 milhões para R$ 65 milhões os recursos destinados ao Programa Estadual de Transporte Escolar da Bahia (Pete-BA), o que representa um incremento de 60% nos recursos destinados aos municípios. Para o funcionamento do Pete, que conta atualmente com a parceria de quase 100% dos municípios baianos, o Estado repassa os recursos para as prefeituras.