Homenagem na Assembleia Legislativa da Bahia celebra os 30 anos da TVE

Palavras-chave:
Foto: Imagem internet
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta quinta-feira (12), a partir das 9h, o salão nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) abrirá suas portas para celebrar os 30 anos da TVE – Educativa da Bahia, numa solenidade que reunirá secretários de estado, deputados, ex-diretores do IRDEB e os servidores da instituição.  A celebração marca o início das comemorações que se estenderão até novembro de 2016.
 
A homenagem foi proposta pelo deputado  Gika Lopes, do PT, que declara que a homenagem é justa pelo fato da emissora contribuir para a valorização da produção audiovisual regional. “A TVE fomenta a divulgação da diversidade cultural do estado da Bahia e a defesa da democracia e da cidadania. É uma emissora onde vários programas e artistas baianos se consagraram, dona de uma programação diversificada e que sempre procura promover a identidade baiana, destacando nossas tradições”, diz o deputado .
 
A TVE – Educativa da Bahia, ligada a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi fundada em nove de novembro de 1985, e há 30 anos vem produzindo conteúdos televisivos de qualidade, dando espaço para artistas de todas as vertentes. Para o diretor geral do IRDEB, José Araripe Jr., é uma honra ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado. “A iniciativa do deputado Gika Lopes e do presidente Marcelo Nilo nos enche de honra, porque o IRDEB representa outra parcela da comunicação. Nós temos a TVE há 30 anos fazendo um papel diferenciado na televisão aberta”, afirma o diretor geral.  Hoje, vinculada à Secretária de Educação do Estado da Bahia, a emissora exibe uma programação local que valor iza cultura, esporte, educação e política, mostrando que o conhecimento, o debate e a capacidade de refletir fazem parte do papel social da TV.
 
Para o diretor do IRDEB a TVE sempre teve um nível alto de qualidade em sua programação,  mas nos dois últimos governos do Estado, Jacques Wagner e Rui Costa, o avanço foi enorme.  “Hoje nós temos transmissão Full HD, multiprogramação, estamos prestes a começar a interatividade. Estamos com cenários com alta tecnologia e uma programação com muito mais conteúdo local, e que está crescendo todos os dias. Temos a maior audiência da rede, a  TVE Bahia é  considerada pela própria TV Brasil como destaque de TV pública no país. Nossa audiência é crescente e temos o reconhecimento aqui em Salvador e no resto do estado”, disse.
 
Recentemente o governo do estado criou um grupo de trabalho para desenvolver estudos acerca da viabilidade econômica e financeira das 410 torres da emissora em todo estado. A iniciativa vai gerar sustentabilidade para que o IRDEB mantenha firme o sinal digital em todo solo baiano. Outra novidade é o Canal da Cidadania, composto por quatro canais que irão trafegar na mesma frequência da TVE. Neles o público terá acesso ao canal do estado, do município  e dois voltados para a comunidade. No momento o canal 10.2 (do Estado) está em fase experimental e transmite a TV Escola como reforço do programa Pacto pela Educação. “Educar para transformar é a prioridade do governo Rui Costa e nos estamos alinhados”, afirma o José Araripe Jr. Com esse projeto a TVE se torna a primeira emissora do país a ter anuência do Ministério das Comunicações para praticar a multiprogramação.
 
Fonte: Ascom/Irdeb

Notícias Relacionadas