Indicação Geográfica do Cacau fortalece Fábrica-Escola do Chocolate no Sul da Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Indicação Geográfica (IG) do cacau Sul da Bahia, reconhecida no dia 30 de janeiro pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vai fortalecer a Fábrica-Escola de Chocolate, implantada pela Secretaria da Educação do Estado em outubro de 2017 no município de Gandú, no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), no Lago Azul, as margens da BR 101. A IG vai proporcionar a valorização dos produtos derivados do cacau e do próprio chocolate. 

 
Além do cacau, a Secretaria está apoiando o reconhecimento de indicações geográficas dos produtos baianos, como café, carnes do sol, requeijões, minerais e serviços diversos. Por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria está investindo em uma série de ações de fortalecimento de arranjos produtivos ligados a estes produtos ou serviços. 
 
Entre as ações destacam-se as Fábricas-Escolas, que visam, entre outras coisas, integrar as escolas da rede de Educação Profissional baianas às comunidades e empresas, criando espaços não formais de educação, as chamadas ‘comunidades de aprendizagem’. A Fábrica-Escola foi criada também para apoiar a IG do cacau no Sul da Bahia, juntamente com outras três que serão implantadas em Ilhéus, Ipiaú e Arataca. "Neste aspecto, as Fábricas-Escola de Chocolate serão determinantes, pois irão ajudar na qualidade do cacau e chocolate produzidos e na inovação tecnológica constante de novos produtos a base de cacau", comenta o superintendente de Educação Profissional e coordenador do projeto que apoiou a iniciativa, Durval Libânio. 
 
De acordo com o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a idéia é implantar Fábricas-Escola em Ipirá (couro), Itororó (carne do sol), Santa Bárbara (requeijão) e Maragojipe (carne de fumeiro), entre outras, para fomentar a formação de profissionais e estimular a produção local, além de apoiar o reconhecimento de outras IG's, pois a do cacau Sul da Bahia foi a segunda a ser reconhecida no estado. Temos um potencial imenso”, diz.
 
Pinheiro ainda ressalta que, com essa ação, “a Secretaria da Educação espera integrar o conhecimento técnico-científico com os conhecimentos populares, promovendo a valorização e criação de ‘marcas conceito’ que priorizam a diversidade territorial baiana, além de servir como um estímulo ao empreendedorismo e à integração entre escola, comunidade e empresas, promovendo qualificação e inovação dos produtos de cada região”, explica.
 
IG – A Indicação Geográfica é concedida a regiões que são conhecidas como tradicionais produtores de um determinado produto ou serviço, ou cujas características do produto, quando originário do local, são únicas.
 
Fábrica-Escola – O projeto serve como laboratório para que os estudantes técnicos de nível médio tenham aulas práticas, desenvolvam projetos e pesquisas, realizando intervenções sociais para o aperfeiçoamento da formação profissional. Além disso, toda a estrutura fica aberta à comunidade local para a capitação e certificação de trabalhadores, assim como, para incubação, pré-incubação e aceleração de empreendimentos e apoio as IG's.
 

Notícias Relacionadas