Leite, café e artesanato do Oeste no Rural Produtivo da TVE

Palavras-chave:

Neste sábado (17) o Rural Produtivo vai até o Oeste baiano conhecer a Associação de Produtores de Leite e Culturas Irrigadas de Wanderley. O programa vai mostrar ainda um laboratório de classificação sensorial de café, em Barra do Choça, e o artesanato de cerâmica feito por uma família em Barra de São Francisco. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira, às 6h30, e na quinta-feira, às 20h.

O município de Wanderley tem como base da economia a pecuária de leite. Os pequenos produtores da região fundaram a Associação de Produtores de Leite e Culturas Irrigadas de Wanderley (Proleite), que conta hoje com mais de 150 associados. Através da Cooperativa dos Produtores de Leite do Oeste da Bahia (Cooperleite), a Proleite cumpre todas as etapas da produção até a comercialização do produto. Com investimentos do Governo do Estado foi possível adquirir máquinas e equipamentos agrícolas, construir entrepostos, além de assistência técnica, aumentando a capacidade de produção e aumentando a renda de famílias de produtores.
 
Instalado na Cooperativa dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), o laboratório de classificação sensorial de café foi viabilizado através do Projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado. Nele é possível fazer certificação, emitir laudos técnicos que habilitam a cooperativa a fornecer para grandes marcas nacionais, além de todo o preparo da amostra, escolha dos grãos, torragem e degustação. Após o laudo, os tipos de café são encaminhados para as empresas, que compram o produto a preço justo, evitando os atravessadores.
 
O artesanato de cerâmica de Barra do São Francisco é uma arte muito antiga. O programa vai mostrar o trabalho da família da artesã Leonor Pereira, que extrai do Rio Grande a matéria prima para confeccionar as peças e do Rio São Francisco as tintas para a pintura. Boa parte do sustento de quem vive dessa produção vem dos turistas que, em função da pandemia, deixaram de visitar a região. Neste período de isolamento, o comércio de souvenirs deu lugar a outra demanda, como a procura por objetos de jardinagem.

Notícias Relacionadas