Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Boletim Online
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Live promovida pela SEC aborda violência doméstica, distanciamento social e Setembro Amarelo
Live promovida pela SEC aborda violência doméstica, distanciamento social e Setembro Amarelo
Publicado em qui, 17/09/2020 - 16:31 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Dando prosseguimento às atividades da campanha Setembro Amarelo, a Secretaria da Educação do Estado, através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, promoveu, nesta quinta-feira (17), mais uma ação que aborda a prevenção ao suicídio, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB). Na live, que teve transmissão pelo canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e participação de estudantes e professores, foi abordado o tema “Violência doméstica, distanciamento social e Setembro Amarelo”. A atividade on-line contou com as participações da superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, e da major Milanezi, da Operação Ronda Escolar, sob a mediação da psicóloga Jaqueline Noronha.
Convidada para abrir a live, a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou sobre a importância de debater sobre o tema. “Esta atividade, que é uma continuidade da campanha Setembro Amarelo, é muito oportuna, especialmente pela presença da major Milanezi, parceira fundamental nas ações cotidianas das nossas escolas, auxiliando os nossos dirigentes, tanto na gestão como na manutenção da ordem e da disciplina. A live vem com um tema importante, que é como a educação pode dar descontinuidade na violência doméstica. É inteiramente oportuno tratarmos deste tema.
A major Milanezi falou, entre outras questões, sobre a importância de conscientizar a família no sentido da desconstrução da violência doméstica. “Eu penso que a educação é libertadora. Não estou falando só da educação formal, dentro das escolas. Mas vamos pensar também na educação informal, de dentro de casa. A criança reproduz aquilo que vivencia no dia a dia, em sua casa, brincando com os colegas, na casa dos avós e no próprio ambiente escolar”, refletiu. A responsabilidade de educar as crianças, completou a policial da Ronda Escolar, é de todos, mas em primeiro lugar do pai e da mãe em meio à convivência doméstica.
“Para começarmos a pensar em redução de violência, precisamos repensar em que educação informal elas têm recebido em casa. Se quando comete alguma desobediência, a criança é reprimida com violência física, ela vai achar normal quando presencia a sua mãe sendo agredida pelo marido. Ou seja, a criança vai associar a violência contra a mãe a um erro cometido por ela e vai achar aquela situação normal, mas não é. E a gente precisa quebrar isso com a abertura do diálogo”, afirmou a major, lembrando que todos podem contribuir com a quebra da violência doméstica denunciando quando perceber alguma situação estranha, por meio do Disque Denúncia – capital, com sigilo de identidade ao denunciante, através do telefone 3235-0000 ou pelo conhecido 190, da Polícia Militar.
Sobre as atividades da campanha – As atividades da campanha que estão sendo desenvolvidas pela SEC acontecem durante todo o mês de setembro, garantindo espaços de reflexão junto à comunidade escolar. Entre as ações já realizadas, destaque para os lançamentos, no dia 10 de setembro, da Cartilha Setembro Amarelo, dirigida a professores e servidores da Educação, e a Revista Gibi Setembro Amarelo, para os estudantes. Acesse a programação através do endereço https://bit.ly/31U3JX2
Além da campanha Setembro Amarelo, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor vem realizando escutas e atividades voltadas para a promoção e prevenção à saúde dos professores e servidores da rede estadual, neste período de pandemia. São oficinas on-line e atendimentos individualizados com os 40 psicólogos do programa.
O atendimento individualizado pode ser solicitado através do e-mail saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br. Para isso, é necessário informar a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados. Após a solicitação e o agendamento, o educador ou o funcionário é direcionado a um psicólogo para o atendimento, que é realizado por telefone, WhatsApp ou Google Meet, com horário marcado e de acordo com a disponibilidade da agenda. O procedimento, autorizado pelo Conselho de Psicologia, visa continuar proporcionando auxílio e cuidado emocional aos educadores, considerando o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus.
Mais sobre o programa - O Programa de Valorização e Saúde do Professor tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio a esses profissionais no desempenho de suas atividades. O programa oferece serviços gratuitos nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. A ação disponibiliza também uma cartilha de orientações e cuidados para todos os profissionais da Educação e vídeos da ginástica laboral, disponíveis nas redes da Educação.
Notícias Relacionadas
-
SEC abre inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada em Salvador
-
Escola Família Agrícola de Valente realiza abertura do ano letivo de 2021
-
Estudantes Pataxós celebram o Abril Indígena com projeto literário para fortalecer sua cultura e identidade
-
Profissionais da Educação começam a receber a primeira dose da vacina contra o Coronavírus
-
Estudantes da Educação Profissional da rede estadual podem requerer aproveitamento do ENEM para conclusão do Ensino Médio
-
Filmes indígenas são destaques em abril na TVE
-
Estão reabertas as inscrições para a 16ªOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)