Mel, ‘Ciência em Campo’, 2 de Julho e brevidade de rapadura no Rural Produtivo

O Rural Produtivo deste sábado (4) vai mostrar a produção de mel da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (COOPAMESF) em Ibotirama. O programa vai exibir a tradição dos festejos de 2 de julho do município de Caetité e o periódico ‘Ciência em Campo', uma ferramenta para socializar os diferentes conhecimentos sobre agricultura familiar. E ainda tem uma receita de brevidade de rapadura e a apresentação de dança da lata. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Ibotirama, no território de Identidade Velho Chico, a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (COOPAMESF) está transformando a vida dos produtores com o extrativismo do mel. A entidade possui centenas de cooperados que receberam assistência técnica, kit apicultura e serão beneficiados com a implantação do novo entreposto de mel para melhorar o escoamento da produção e aumentar a comercialização. Atualmente, a distribuição do produto acontece na localidade e nos municípios de Luis Eduardo, Barreiras, Irecê, Bom Jesus da Lapa e Salvador, além de empresas que fazem exportação, ampliando a renda da região e estimulando a juventude a ingressar na apicultura.

O município de Caetité preserva há centenas de anos o sentimento cívico relativo à vitória do povo baiano contra a colonização portuguesa. A região com vales férteis produziu alimentos da agricultura familiar que foram consumidos em quantidade pelos combatentes. Em 2020, o decreto publicado no Diário Oficial determinou o tombamento do 2 de julho como bem de interesse histórico e cultural em Caetité, que foi um palco de disputa e participação ativa na política. O telespectador vai conhecer o historiador Zezito que relata a relação da cidade com o combate da independência da Bahia.

A ferramenta ‘Ciência em Campo’ promove o intercâmbio entre agricultura familiar e as áreas técnicas e científicas para facilitar o acesso à informação e ajudar os produtores a alcançarem os resultados desejados. Através da internet, whatsapp e outras redes sociais, o periódico trimestral simplifica o conteúdo sobre tecnologias, políticas públicas, metodologias, produção e outros conhecimentos do segmento.

Nesta edição, as integrantes do grupo de Mulheres Guerreiras do Sertão, Leide Laura e Maria Rosa, da comunidade de Barragem da Cana, em Ibiassucê, vão ensinar uma receita deliciosa de brevidade de rapadura. E para finalizar, apresentação de dança da lata com Maria Santa, agricultora e presidente da Associação Lagoa Cacimbas, na comunidade de Lagoa Cacimbas, no município de Malhada de Pedras.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Fonte: ASCOM/ IRDEB