Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem são discutidas no fórum da UNDIME

Os secretários municipais de Educação, educadores e técnicos participantes do 17° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), na Costa do Sauípe, discutiram, nesta quinta-feira (15), sobre “Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem”. O evento, que segue até sexta (16), tem como tema central a “Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”, no qual conta com palestras e oficinas sobre temas relacionados à área da Educação.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, esteve no evento e ressaltou a importância do tema abordado para a melhoria da Educação pública da Bahia. “É fundamental que se pense a escola moderna dentro das demandas da juventude e da infância atuais. Nós não podemos mais pensar em um currículo abstrato em que as crianças não possam ser envolvidas de maneira forte na construção do seu próprio projeto de experiência existencial na escola. A ideia de metodologias ativas não é nova, mas é sempre um desafio na escola brasileira que ainda não despertou de maneira mais firme para a construção de um colegiado escolar em que alunos, professores e demais atores participam ativamente da construção daquilo que é prioridade de se ensinar e aprender”, ressaltou.

Para o ex-presidente da UNDIME nacional,  Alessio Costa Lima, tratar deste tema é fundamental para o aprimoramento da prática educacional. “Este painel de hoje trata justamente da questão da importância do professor inovar a sua prática pedagógica, fazendo o lançamento de uso de metodologias inovadoras na sala de aula. É um convite a uma reflexão do refazer pedagógico. Os secretários estão aqui para ter acesso a estas novas formas de fazer a sala de aula, para levar para suas redes e é um momento importante de olhar para o interior da escola e voltado para o pedagógico que faz parte da dimensão do nosso terceiro pilar do evento, que é assegurar a aprendizagem dos nossos alunos”, ressaltou.

A dirigente municipal de Maceió, no Estado de Alagoas, Ana Dayse Dorea, falou de que forma estas novas metodologias podem intervir positivamente na aprendizagem dos estudantes. “Estas metodologias ativas são necessárias, pois estamos em um século  em que o novo são os alunos e os professores são oriundos do século passado. A metodologia tem que estar adequada a esta nova geração, por isso estamos aqui para conhecer mais e poder levar para os nossos municípios toda uma novidade que se faz necessária implantar”, salientou.