Metodologias de aprendizagem na era digital mostram conexão das escolas com as novas tecnologias

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os professores, gestores e participantes do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, realizado durante esta semana, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador, tiveram a oportunidade de discutir sobre diversas metodologias de aprendizagem focadas no uso de tecnologias. Esta foi uma das abordagens do XI Fórum de Educadores para a Era Digital, que integrou a programação dos seis fóruns realizados no evento.
 
Algumas das temáticas tratadas foram: “O gênero digital post na produção de textos dissertativos”; “Construindo uma aprendizagem significativa em Matemática pela medição dos dispositivos móveis e seus aplicativos na educação de jovens e adultos”; “A qualificação de professores em Matemática mediada pelas comunidades virtuais de aprendizagem” e “Jogo como estratégia pedagógica no aprendizado da tabela periódica na disciplina de Química através de Intermediação Tecnológica”.  
 
Fotos: Emerson Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


A professora Mari Rose Passos, que leciona Língua Portuguesa e Artes no Colégio Estadual Azevedo Fernandes, em Salvador, ficou entusiasmada com a a palestra sobre “Biblioteca Escolar de referência para a Cultura Negra – Implantação do software de gerenciamento de bibliotecas BibLivre no Colégio Estadual Assis Valente, Teodoro Sampaio - Bahia”, apresentada pelo professor Luís Paulo Costa. “Eu desenvolvo alguns trabalhos com a temática da cultura afro-brasileira, e pude perceber que é possível passar o conteúdo com o uso de tecnologia para estimular ainda mais os estudantes”, comentou a educadora.
 
A doutoranda do programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, Daniela de Assis Silva, abordou o tema “Cultura Digital e o Ensino Médio: competências infocomunicacionais mobilizadas por estudantes do Colégio Estadual Norma Ribeiro”. “Na minha pesquisa foi evidenciada que os estudantes estão conectados, produzindo informações e desenvolvendo competências operacionais de comunicação e a gente sabe que a Secretaria da Educação hoje já adota como uma das prioridades de gestão, garantir banda larga para todas as escolas. Isso mostra que estamos em sintonia entre as demandas que já existem dos jovens e o que a gente precisa oferecer em termos de educação do século XXI”, explicou a palestrante, que também é coordenadora local do projeto e-Nova Educação na Bahia.
 
 

 

Notícias Relacionadas