Novembro Negro tem edição especial do projeto Mulher com a Palavra

Palavras-chave:
Estudantes de diversas escolas estaduais participaram, nesta terça-feira (23), da edição especial do projeto "Mulher com a Palavra", em alusão ao Novembro Negro, no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. A ação teve o objetivo de reforçar o empoderamento das mulheres negras e combater o machismo e o preconceito racial, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Maré Produções Culturais. Esta edição contou com a secretária da SPM, Olívia Santana, além da poetisa e atriz Elisa Lucinda, e as cantoras MC Carol e Preta Gil. Três artistas, negras, que conquistaram seus espaços no mercado artístico driblando o preconceito reforçado pelo machismo.
 
Fotos: Amanda Oliveira/GOVBA
Conforme Olívia Santana, o evento também marca o início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres que, no Brasil e na Bahia, ganham mais 5 dias. "Dedicamos esta edição aos 21dias de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher. As mulheres negras sofrem mais com o feminicídio, com a violência. A taxa de assassinato de mulheres brancas é de 2,4 na Bahia. Uma taxa alta. Mas quando a gente olha a taxa de mulheres negras, é de 5,9 assassinadas a cada grupo de 100 mil mulheres. O machismo quando cruza com o racismo produz uma realidade ainda mais brutal".
 
Para Elisa Lucinda, que além de responder perguntas também fez intervenções poéticas, o sistema machista é estruturado e também mantido por algumas mulheres. "São mulheres que se acabam pelos seus maridos controladores, que medem o comprimento da saia. Confundem o amor com o pensamento de opressão e posse. Elas precisam ficar atentas para achar a força. A mesma força que faz suportar tanto sofrimento é a que pode te tirar dele".
 
A cantora Preta Gil, por sua vez, frisou que a melhor maneira de as mulheres se empoderarem é investir nas próprias vocações. "Eu descobri meu dom na arte. Mas toda mulher que consegue encontrar algo que realmente ame de verdade e trabalhe com aquilo, seja cozinhando, num escritório ou como médica. Em qualquer profissão, o mais importante, o que dá mais força pra gente é a plenitude de se fazer o que ama".
 
Um dos ícones da “Geração Tombamento”, a MC Carol que se autointitula 100% feminista, utiliza o funk para motivar as mulheres que vivem em comunidades carentes a não se deixarem vencer pelo racismo e o machismo. A artista foi além do tema e afirmou que também defende o fim do preconceito contra as pessoas obesas. "Independente de ser negra, gorda, da favela, a gente é feliz".
 
Para a estudante do curso de História da Universidade do Estado da Bahia, Katarina Martins, de 18 anos, o projeto Mulher com a Palavra faz com que o público, ao se identificar com as histórias de vida das artistas, se sinta representado. "Ter essas mulheres, aqui é elevar a fala da mulher negra para que todos ouçam e possam realmente debater a situação da mulher negra na sociedade brasileira".
 
Escolas que tiveram estudantes selecionados para participar do projeto "Mulher com a Palavra":
 
Colégio Estadual Vila Abrantes
Colégio Estadual de Plataforma
Colégio Estadual de Arembepe
Colégio Estadual Senhor do Bonfim
Colégio Estadual Odorico Tavares
Colégio Estadual Bolivar Santana
Colégio Estadual de Monte Gordo
Colégio Estadual Professora Maria Anita
 
Fonte: Secom Bahia

Notícias Relacionadas