Novo Plano Nacional é discutido em Fórum de Educação

Representantes do Fórum Estadual de Educação (FEE/BA) se reuniram, nesta quinta-feira (06/09), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para discutir as orientações do Fórum Nacional de Educação para os municípios e Territórios de Identidade do Estado da Bahia. O debate girou em torno das prioridades para revisar os correspondentes planos de educação, tendo em vista os parâmetros do novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujo projeto seguirá diretamente para votação no Senado, como informou Nildon Pitombo, coordenador de Desenvolvimeno da Educação Superior do Estado.

“O resultado do Fórum é o melhor possível, todas as propostas do encontro foram discutidas, além de ficar definido que ocorrerá uma mútua colaboração da União Nacional do Conselho Municipal de Educação com o Fórum Estadual de Educação. Outro ponto discutido foi a reafirmação do papel político do Fórum, com a preparação de conferência municipal educacional e dos próprios fóruns municipais”, afirma o coordenador, Nildo Pitombo.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia, Sérgio Guerra, afirmou que a grande preocupação do Fórum, hoje, é estimular a participação dos vários conselhos de educação e, ao mesmo tempo, avançar nas propostas para a construção do Plano Nacional de Educação. “Defendemos uma política pública com visão de controle social, o que significa a participação mais ampla da sociedade”.

Essa concepção de união de diversos segmentos sociais para acompanhar as políticas públicas, especialmente no que se referem às demandas educacionais, foi referendada pela suplente do secretário Nelson Preto, da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Iracy Picanço.

“A SPBC está, cada vez mais, participando dos Fóruns estaduais e nacionais no sentido de encontrar os caminhos que tragam a educação para nossos jovens e adultos para que o país possa quitar essa antiga dívida com a sociedade”.  A partir da ampla integração social – desde os pais de alunos à comunidade científica –, completou Iracy Picanço, os recursos disponíveis serão melhor equacionados para a realização e apreensão dos anseios da sociedade.

A educação profissional, representada na reunião do Fórum pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é tema de discussão sobre a importância da inserção do trabalhador no mercado de trabalho. “Temos projetos, a exemplo do Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego, que visam contribuir para que o jovem possa se capacitar para buscar a oportunidade de atuar profissionalmente e vir até a ser um empreendedor, como temos muitos casos”, disse a técnica de planejamento do Senac, Mônica Lins.

Fórum – O órgão tem como objetivo discutir as principais decisões relacionadas ao sistema educacional baiano, e funciona como mediador entre os diversos setores da sociedade. O Fórum Estadual de Educação vem sendo estruturado desde junho de 2011, após uma recomendação do Fórum Nacional de Educação, do Ministério da Educação e da própria Secretaria da Educação do Estado da Bahia.