O G.I.B.I. – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil tem como objetivo incentivar a prática da modalidade e a inclusão social

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, na próxima segunda-feira (18/08), em parceria com a Liga Brasileira de Basquetebol Master (LBBM), o Projeto G.I.B.I. – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil. O evento, que acontece às 8h30, no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, no bairro de Pernambués, em Salvador, vai contar com a participação do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e dos ex-atletas da Seleção Brasileira de Basquete Danilo Castro e Gilson Trindade.

O projeto, que já é desenvolvido em escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, tem como objetivo promover e difundir o basquetebol, incentivando a prática da modalidade e a inclusão social, além de incluir o basquete como conteúdo pedagógico do componente curricular Educação Física. Na Bahia, o projeto será implantado, inicialmente, em cinco escolas: Colégio Estadual Abílio César Borges (Boa Viagem), Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira (Bonfim), Colégio Estadual Evaristo da Veiga (Ondina) e Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Acupe de Brotas).

“Esse é um projeto fantástico. Ele leva o basquetebol para dentro das escolas e traz a possibilidade da consolidação de outra modalidade esportiva, além do futsal, estimulando o interesse dos estudantes”, afirma a coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria da Educação do Estado, Janete Beanes. “A ideia da iniciação é que os alunos sejam apresentados ao esporte e aprendam os seus principais fundamentos e habilidades próprias da modalidade”, explica.

Segundo a coordenadora, a expectativa é que o projeto possa contribuir também com as ações que já são desenvolvidas pela Secretaria. “Esperamos colher os frutos em breve, com a ampliação do número de escolas e equipes participantes dessa modalidade nos Jogos Estudantis da Rede Pública”, conta Janete, explicando que o projeto vai atender estudantes de 8 a 14 anos, alunos do ensino fundamental.

Cada turma será formada por aproximadamente 20 estudantes e a carga horária será definida de acordo com o projeto pedagógico de cada escola. O projeto inclui, ainda, a formação dos professores de educação física das escolas nas quais será implantado.

Notícias Relacionadas