Pinheiro se despede da Secretaria da Educação em encontro com servidores

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
O senador Walter Pinheiro se reuniu, nesta quarta-feira (30), com servidores da Secretaria da Educação do Estado, onde esteve à frente da gestão, de junho de 2016 a outubro de 2018, no auditório do órgão, no Centro Administrativo (CAB). Pinheiro, que foi anunciado pelo governador Rui Costa como o novo secretário do Planejamento do Estado, fez uma retrospectiva da sua gestão, agradeceu o empenho de todos os professores, educadores, trabalhadores da educação de toda a rede estadual de ensino e disse que sai com “sentimento de dever cumprido e muito agradecido a todos você e por tudo que vivi, pois este foi um dos maiores aprendizados da minha vida”, disse o senador.

No auditório lotado e com a presença da esposa Ana Pinheiro, o senador falou do enfrentamento da crise dos terceirizados no início da sua gestão, que foi superado com a redução de contratos e principalmente com a migração de mais de 16 mil trabalhadores para o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). “Eu cheguei aqui com uma vontade enorme de fazer e me deparei com escolas paradas por causa dos terceirizados. Nós tínhamos 140 contratos e hoje são seis e conseguimos transformar 16 mil pessoas para ter contrato com o Estado e ter direito a um plano de saúde que é o Planserv. Posso dizer que hoje, nós estamos tranquilos com relação a isso”, afirmou.

Outra prioridade da sua gestão, segundo Pinheiro, foi conhecer o que ele chama de “chão da escola”, estabelecendo um diálogo intenso e permanente com gestores, professores e a comunidade escolar, para pensar e buscar medidas voltadas ao fortalecimento do eixo pedagógico. “Estes pés aqui pisaram em mais de 600 escolas nestes dois anos e conversei com todos os diretores da nossa rede. Eu precisava ouvir o que eles tinham a dizer. Com este processo de escuta, posso dizer que no dia 11 de fevereiro, início do ano letivo de 2019, teremos 2.687 novos educadores nas escolas, professores e coordenadores pedagógicos concursados, com carga horária de 40 horas semanais. Sendo que, todas as nossas escolas terão, pela primeira vez, um coordenador pedagógico”, comemorou.

>> Veja aqui todas as fotos

O senador também falou sobre outras ações estratégicas implementadas, como a formação de 24 mil professores, em parceria com a UFBA, para o aperfeiçoamento em tecnologias e conteúdos educacionais. Citou ainda a parceria com o Google, com o projeto e-Nova Educação, para contextualizar a sala de aula com o século XXI e os projetos que fortaleceram o protagonismo estudantil por meio Ciência, Inovação, Empreendedorismo, Arte e Cultura. Citou exemplos de estudantes que se destacaram no cenário nacional e até internacional pelo fazer ciência em sala de aula pensando na sua comunidade e no seu território. “A gente chega a um cenário hoje de 11 mil práticas científicas, com o projeto Ciência na Escola. Temos 8.500 conteúdos produzidos pelos nossos professores, um grau de envolvimento tão grande que o MEC adota hoje a nossa estrutura de central de mídia”, destacou.

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação
Pinheiro também ressaltou que promoveu uma economia estimada em mais de 1,2 bilhão de reais em despesas de custeio no órgão, o que oportunizou maiores investimentos em infraestrutura das escolas e em projetos pedagógicos. “Construímos mais de 500 escolas, 14 estão em construção e mais de 500 escolas foram reformadas. Portanto, estou fechando este ciclo e sei que o melhor deste processo é que temos outra rede, com um grande projeto político pedagógico e com um novo perfil de oferta com foco na educação integral. Uma semente foi plantada. Sou um sujeito diferente hoje e grato a todos vocês porque o que foi feito aqui foi uma realização de todos nós. Muito obrigado”.

A secretária da Educação do Estado, em exercício, Isabella Paim, falou sobre a liderança de Walter Pinheiro. “É com muito orgulho que falo como gestora pública que Pinheiro pode colocar no seu currículo o título de grande gestor, porque ele trabalha com os princípios da ética, da moralidade, da impessoalidade no trato com a coisa pública. Com a grande sensibilidade da carreira pública, Pinheiro trouxe a política social para a política educacional com grande compromisso e assim ele seguirá sua missão em outra secretaria”.