Plataforma digital Khan Academy será utilizada na rede estadual para tornar a matemática mais interativa

Diversificar e tornar ainda mais interativos o ensino e a aprendizagem de matemática nas escolas da rede estadual da Bahia. Com este objetivo, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, assinou, nesta quarta-feira (20/8), no edifício-sede da Secretaria, no Centro Administrativo, termo de intenção de cooperação técnica sem repasse de recursos com a Fundação Lemann, representada pela coordenadora de projetos, Daniela Caldeirinha, para a implantação da Plataforma Khan Academy.

A iniciativa está alinhada a projetos estruturantes já desenvolvidos pela Secretaria, a exemplo do Gestar, que contribui para melhorar o aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, e do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, e estará disponível para estudantes de toda a rede. A Khan Academy é  uma plataforma eletrônica gratuita dedicada ao ensino de matemática, com mais de 300 mil exercícios disponíveis, trabalhando de forma interativa e adaptativa, de acordo com o domínio do aluno em relação aos conteúdos.

A plataforma Khan Academy foi lançada em 2008 por Salman Khan. É gratuita e caracteriza-se como uma sala de aula global, com mais de 50 milhões de alunos acessando por mês. Na plataforma, são realizados cerca de 4 milhões de exercício por dia. Aqui, no Brasil, já conta com mais de 700 mil usuários. Outra característica é que pode ser acessada tanto em sala de aula quanto em qualquer computador por meio do endereço: https://pt.khanacademy.org. O diferencial é que, se aplicado na escola, o professor poderá indicar exercícios e acompanhar, por turma, o desempenho dos alunos.

Com a assinatura do termo, vai ser iniciado o processo de formação dos professores, que vão trabalhar com a ação nas escolas, assim como será feita a divulgação do projeto na rede estadual, para que as unidades possam fazer a adesão. A primeira formação está programada para os dia 8, 9 e 10 de setembro. “A Secretaria acolhe com muita alegria esta parceria. Considero o projeto de grande importância, pois possibilita um apoio a estudantes da nossa rede, especialmente no quesito interatividade e certamente fortalecerá as aprendizagens didáticas de matemática. A iniciativa está de acordo com o foco do nosso trabalho, que é priorizar a matemática, juntamente com a língua portuguesa. Por isso, desenvolvemos projetos nesta área”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Para Daniela Caldeirinha, a cooperação técnica com a Secretaria da Educação é importante por levar a tecnologia para um número cada vez maior de escolas e alunos. “Nós temos este esforço de disseminar a plataforma para um número cada vez maior de usuários, e temos, no Estado da Bahia, uma grande oportunidade para aumentar este potencial de disseminação. Ficamos muito satisfeitos com a parceria, para continuar contribuindo nesse sentido. Para nós, é uma honra”, disse.

"Considero o projeto de grande importância, pois possibilita um apoio a estudantes da nossa rede, especialmente no quesito interatividade e certamente fortalecerá as aprendizagens didáticas de matemática. A iniciativa está de acordo com o foco do nosso trabalho, que é priorizar a matemática, juntamente com a língua portuguesa" - Osvaldo Barreto - secretário da Educação do Estado da Bahia

Metodologia – Ao acessar a plataforma na internet, o aluno realiza um teste introdutório de conhecimentos, e, na sequência, tem à disposição atividades de acordo com o nível do seu aprendizado. O estudante é recompensado com pontos ou medalhas e pode contar com a ajuda de um tutor, que orienta o aluno em seus estudos.

Projetos – Por considerar a matemática, e também a língua portuguesa, áreas prioritárias para o sucesso do estudante no percurso escolar, a Secretaria da Educação desenvolve, entre os seus projetos estruturantes, o Gestar, que visa melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual. A iniciativa envolve 257 mil estudantes, em 276 municípios, da segunda fase do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Todos os professores e articuladores do Gestar passam por formação e recebem material didático para o apoio do trabalho docente. Os alunos também recebem cadernos específicos. O projeto conta com metodologia de acompanhamento, monitoramento e avaliação, tendo como foco a sala de aula.

Já o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos, contribuindo para uma melhor qualidade do ensino. É ancorado na política de formação continuada de professores da Secretaria da Educação, reconhecendo a escola como local de formação.