Policiais militares encenam história da África para servidores

Palavras-chave:
 
 
Foto: Emerson Santos Ascom/ Educação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Policiais Militares apresentaram seu lado artístico, nesta quinta-feira (24), durante encenação do espetáculo teatral “África – um conto contado” para profissionais da Educação no auditório da instituição, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Com figurino característico, o grupo teatral da Política Militar na Bahia emocionou pela mensagem da peça que remonta ao passado. A ação integra a programação da Secretaria da Educação voltada para o Novembro Negro, mês que se celebra o Dia da Consciência Negra (20).

A iniciativa proporciona um resgate histórico e cultural dos povos africanos. Na montagem, os personagens mostram a trajetória de luta e as contribuições deixadas por grandes impérios africanos através de versos, canções e expressões corporais.
 
Fotos: Emerson Santos Ascom/ Educação
O funcionário Alex de Oliveira conta que gostou muito da proposta do espetáculo. “É essencial que se valorize a cultura negra e isso é muito importante para nós que somos negros, mostra a essência de nossas raízes africanas”, destaca. Quem também apreciou a peça foi a funcionária Jamile Teixeira. “A peça é muito bonita e interessante porque mostra a história dos negros africanos de forma dinâmica e musical”, afirma.
 
 
O sargento da Polícia Militar, Luis Anselmo Santos, fala sobre a intenção do espetáculo. “Tentamos resgatar a autoestima do povo negro e estreitar os laços entre polícia e comunidade ao mostrarmos um pouco de nossa consciência e resgate”, explica. Já o soldado Luis Carlos Lima ressalta que “a história da África não começa na escravidão porque tivemos grandes impérios que deixaram raízes na nossa cultura”, conclui.
 

Notícias Relacionadas