Professores abordam o uso de tecnologias digitais em sala de aula durante Virtual Educa 2018

Palavras-chave:
Foto: Suâmi Dias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os professores da rede estadual de ensino, que estão participando do XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, realizado até esta sexta-feira (8), no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), já estão sendo beneficiados com uma das novas propostas do ICEIA após a reforma estrutural e reformulação pedagógica. É que durante o Encontro, os professores estão fazendo várias formações voltadas para o uso das tecnologias digitais como ferramentas para fortalecer o eixo pedagógico das escolas.
 
Neste sentido, durante uma das conferências realizadas, no novo Teatro do ICEIA, foram socializadas informações sobre a formação de 23 mil professores no curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, que está acontecendo em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Também foi abordada a formação dos professores que atuam no projeto e-Nova Educação, que é desenvolvido em parceria com o Google e está levando tecnologias digitais para a sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis, dentro da proposta de propiciar a contextualização da Educação no século XXI.
 
Presente à conferência, o subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, destacou a importância do uso das tecnologias para garantir a formação continuada dos educadores. “É sempre bom lembrar que a capacitação é uma reivindicação e um direito do professor. Então, o recurso digital proporciona que consigamos atingir uma grande quantidade de educadores sem que saiam do local que residem, evitando a locomoção. A Secretaria da Educação do Estado vem consolidando esse processo, mostrando a eficácia do método e consolidando os meios digitais integrando professores, estudantes e escolas em outro nível de aprendizado”, disse.
 
Já a representante do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe, disse que o processo de formação pelo uso de tecnologias digitais tem excelente aceitação dos professores. “Quando iniciamos as primeiras inscrições voluntárias para 319 educadores do e-Nova Educação, tivemos mais mil sinalizações. Isso mostra que os professores estão abertos a estas novas tecnologias. Outro fator é deixar claro que, neste caso, a formação é para dar maior conhecimento aos educadores e não transformá-los em especialistas e sempre temos esse retorno que eles sinalizam positivamente para essas formações”, disse. Ainda participou do debate a professora Márcia Rangel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Sobre o Vitural Educa - O Virtual Educa 2018 é um espaço privilegiado para o debate de ações e experiências bem-sucedidas em Educação, envolvendo tecnologias e conteúdos digitais, diversidade, crescimento econômico e políticas públicas. Paralelamente, o evento envolve o Fórum Global de Educação e Inovação "Cooperação Sul-Sul", voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais.
 
 
 

Notícias Relacionadas