Programa Balanço Bahia vai ao ar nesta quinta-feira com participação do secretário da Educação

Nesta quinta-feira (22/12), vai ao ar, às 13 horas, na TVE, o programa Bahia Balanço 2011, com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e do Secretário de Cultura, Albino Rubim. A atração vai receber todos os secretários de Estado da Bahia para falar sobre as políticas públicas desenvolvidas ao longo de 2011, além dos desafios e da programação para 2012.

No programa, o secretário Osvaldo Barreto vai falar sobre a implementação do programa Todos pela Escola, pautado em 10 compromissos para garantir aos estudantes o direito de aprender. As metas até 2014 visam elevar a aprovação em todos os níveis e séries e também assegurar que as escolas alcancem, no mínimo, as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Além disso, o secretário fala sobre os mais de 3.261 novos professores concursados que estão sendo convocados este ano pelo Governo da Bahia. No início do ano letivo de 2012, os docentes vão somar aos cerca de 39 mil educadores da rede estadual. No final de novembro, o Governo do Estado, por meio da Lei nº 12.364,  definiu um nova estrutura remuneratória para professores e coordenadores pedagógicos, garantindo ganhos reais de 10,64% até 2014.

Aos professores com licenciatura, que já percebiam acima do piso nacional, o reajuste salarial foi de 7,9%. Para os professores de nível médio, que representam 16% da rede, o reajuste foi retroativo a janeiro de 2011, garantindo, assim, para esse grupo, o piso salarial nacional. Esses resultados foram acordados pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Educação e da Administração, com a APLB Sindicato.