Programa EMITec ganha reconhecimento em premiação de tecnologia social

O Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação, foi selecionado entre os seis melhores programas do 7º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, em cerimônia realizada, na terça-feira (19/11), em Brasília. Com o título “Ensino Médio com Intermediação Tecnológica: Inovação na Educação Básica na Bahia", o programa também recebeu a certificação de tecnologia social, passando a ser referência para outros países. Ao total, participaram 30 programas desenvolvidos em todo o Brasil.

"Esse prêmio é importante não só para o EMITec, como para toda a Bahia, principalmente na área da Educação, porque, agora, somos reconhecidos, nacional e internacionalmente, como um dos projetos que deram certo na área de responsabilidade social, na categoria educacional", ressalta a coordenadora executiva do EMITec, Letícia Machado.  Ela explica, ainda, que o projeto passa a fazer parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS), uma iniciativa do Banco do Brasil, que tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas ainda pouco conhecidas, evidenciando os resultados e soluções que podem ser gerados a partir de Tecnologias Sociais.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

O trabalho de intervenção tecnológica na educação apresentado no prêmio foi focado no presídio de Serrinha-BA. “Com essa iniciativa, mostramos que é possível levar a educação básica, por exemplo, para alunos que estão em condições especiais”, destacou a coordenadora do EMITec.

Pioneiro – Alternativa pedagógica de inclusão educacional, o EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios. As aulas são transmitidas, via satélite, em tempo real, com mediadores em cada sala das escolas. Dessa forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as recepções de conteúdos educacionais ao vivo, que são transmitidas em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O programa já foi premiado em 2012, no Congresso Internacional de Educação a Distância, na categoria inovação na educação.

Pioneiro na região Nordeste, o EMITec está de acordo com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio e o documento Princípios e Eixos da Educação na Bahia.

Notícias Relacionadas