Programa Partiu Estágio beneficia mais 1.215 universitários na Bahia

Palavras-chave:
Foto: Manu Dias/GOVBA
Um total de 1.215 estudantes de universidades terão a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de suas respectivas profissões por meio do programa Partiu Estágio, do Governo do Estado. Nesta terça-feira (9), foi realizada a assinatura de contrato dos estudantes, com a presença do governador Rui Costa, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. Os selecionados pelo Edital 01 de 2019 do Partiu Estágio são estudantes de faculdades e universidades estaduais, federais ou privadas com sede na Bahia e que ainda não conseguiram inserção no mercado de trabalho. Eles farão estágio em secretarias e órgãos do Governo do Estado e receberão uma bolsa-estágio no valor de R$ 445, auxílio-transporte e, também, terão direito a 30 dias de recesso remunerado proporcional.
 
“O grande destaque do Partiu Estágio é por ele oferecer oportunidade de forma igualitária aos inscritos e pelo cunho social. Estágio sempre existiu no Estado. Isso não é novidade. Mas, antes, o ingresso dos estagiários era definido por cada órgão e secretaria. E o método, geralmente, acabava sendo por relacionamento. O Partiu Estágio veio para mudar essa realidade, com um processo único de acesso, realizado com transparência pela internet e, o mais importante, priorizando os que vêm de escolas públicas, garantindo oportunidade para os que mais precisam”, destacou o governador Rui Costa, idealizador do programa.
 
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, que esteve no evento representando o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do programa. “O programa Partiu Estágio é uma oportunidade dos jovens partilharem conhecimentos e saberes e esta é uma demonstração de que o governo acredita nos jovens da Bahia e que eles não são o futuro e, sim, o presente, pois são capazes de implementar mudanças importantes e construir soluções, dentre outras também para a Educação da Bahia”, destacou.
 
De acordo com o titular da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Edelvino Góes, "o Partiu Estágio foi a maneira que a gestão estadual encontrou para ter um critério único e uniforme para contratação de estagiários no setor público. Esse formato tem dois critérios básicos, que é o estudante estar inscrito no CadÚnico ou ser oriundo de escolas públicas, o que acabou conferindo um caráter social ao programa".
 
Para o estudante do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edilberto Tourinho Junior, 30, o estágio na área vai agregar muito em seu currículo. “Sei que esta vai ser uma experiência muito marcante, pois é fundamental a prática justamente no ambiente de trabalho, visto que na universidade temos acesso a muito conhecimento teórico e o estágio é essencial para a nossa formação”, destacou o universitário, que vai estagiar na Bahiatursa.
 
Alana Santos de Souza, 23, que estuda Relações Internacionais na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em São Francisco do Conde, está ansiosa para começar a estagiar. “O Partiu Estágio é justamente uma possibilidade da gente se integrar no mercado de trabalho e vou estagiar na Bahiatursa, no setor de atendimento ao turista, que casa muito bem com o meu curso, porque vou poder lidar com pessoas de diferentes culturas”, comemorou.
Quem também está na maior expectativa para estagiar no Hospital Geral do Estado (HGE) é Elda Gomes Santos, 38, que faz o último ano do curso de Enfermagem da UNIFACS, em Salvador. “Já havia estagiado de forma voluntária em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a, agora, estou muito feliz, pois vou estagiar de forma remunerada em um hospital de grande porte, no setor de gestão, que é uma área que gosto muito”, revelou.
 
Reforço Escolar
Uma das novidades do Programa Partiu Estágio neste ano, foi o lançamento do Partiu Estágio do Reforço Escolar para que atuem auxiliando professores e coordenadores pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes das escolas estaduais. Estão sendo ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o Estado. Outra novidade para este edital é que poderão se inscrever alunos na modalidade Educação à Distância (EAD), desde que a instituição possua polo na Bahia. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (9), pelo Portal da Educação (www.educação.ba.gov.br).
 

>> Escutar o áudio 

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

 
 
 

Notícias Relacionadas