Programa Pense Azul é lançado em cerimônia no XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018

Foto: Claudionor Jr.
Celebrando o Dia Mundial dos Oceanos, foi lançado oficialmente no XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, nesta sexta-feira (08/06), o programa Think Blue (Pense Azul), coordenado pela Organização dos Estados do Caribe Oriental e patrocinado pelo Banco Mundial. O evento, que aconteceu no Palácio Rio Branco, localizado na Praça Thomé de Souza, em Salvador, marca o início do projeto que tem o objetivo de desenvolver cursos e atividades voltadas para a valorização dos recursos marítimos de forma sustentável, por meio de recursos tecnológicos e inovadores, tanto nas escolas como na indústria. A ideia é contar com parceiros público-privados que agreguem suas ações ao projeto compartilhando soluções para um maior número de pessoas.
 
O secretário da Educação do Estado, Walter pinheiro, destacou a importância do projeto que tem entre seus pilares a educação de crianças e jovens. “Trabalhar a questão dos oceanos e dos rios na educação, não pode ser algo periférico, nem algo pontual. O meio ambiente tem que ser um assunto que esteja inserido na escola. Por isso acredito que esse é o legado que o Virtual Educa tem deixado para todo nós, o debate e a possibilidade de novas parcerias como o Pense Azul, que inicia um processo de promover a importância do meio ambiente no contexto da inclusão, educação, postos de trabalhos e efetivamente pensar em uma formação que prepara para a vida e para o futuro”, ressaltou.
 
Segundo o coordenador do Think Blue, Jorge Barbosa, o lançamento marca uma nova etapa para a conscientização da importância dos recursos marítimos como uma solução do presente pensando no futuro. “A grande marca deste programa é poder buscar alianças pensando no compartilhamento de ideias. Queremos que a expansão do Think Blue seja guiada pela participação de iniciativas desenvolvidas por todos. Inicialmente estaremos idealizando um conteúdo próprio na perspectiva dos estados caribenhos oriental, mas com o interesse de novas frentes, a ideia é atuar em diversas regiões sempre respeitando o contexto de cada localidade e como ela se relaciona com o seu ambiente”, explicou.
 
Para Shelly Bengiat, diretora e fundadora da empresa australiana Envirotech, que desenvolve soluções ambientais, o conhecimento deve estar ligado à prática. “Acreditamos que a educação ligada ao mar e oceanos deve possuir a teoria e a prática. Com isso conseguimos ser mais efetivos no que podemos de fato realizar. Então nossas ações contam com o aprendizado de forma integrada para que os resultados sejam alcançados”, disse.
 
Já Lauren Conn, diretora da Discovery Education, as empresas devem estar sempre atentas às demandas e necessidades que as pessoas anseiam. “A Discovery Channel existe há 30 anos e sempre teve um foco voltado para o oceano. Porém fomos questionados uma vez por um professor como ele poderia usar isso em sala de aula. Foi aí que surgiu o Discovery Education, onde podemos criar um conteúdo voltado para a educação, com uso da tecnologia, para atrair o estudante para novos ambientes”, salientou.
 
Para José Maria Antón, secretário geral do Virtual Educa, o lançamento do Think Blue reafirma a importância do evento. “Quando soubemos da data da realização do evento soubemos que não existiria momento mais propenso para lançar o projeto no Dia Mundial dos Oceanos. É muito significativo estarmos em Salvador com representantes de todo o mundo, lançando um projeto que tem a perspectiva de atingir diversas localidades. Essa é ideia do suporte dado pelo Virtual Educa como espaço de compartilhamento de ações e iniciativas que desenvolvam a educação e inovação”, afirmou.
 
Ainda participaram da cerimônia a presidente da Organização dos Estados do Caribe Oriental, Susanna Scott, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Rodrigo Hita, o diretor da Genius Plaza, Diego Sales, a diretora do Smithsonian Institution, Stephanie Norby, e o diretor da The Hydrous, Aaron Roan.

Notícias Relacionadas