Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Boletim Online
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Projeto Escolas Culturais é lançado em Santo Antônio de Jesus
Projeto Escolas Culturais é lançado em Santo Antônio de Jesus
Publicado em sex, 15/06/2018 - 16:32 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:

Santo Antônio de Jesus (193 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, é a 12ª cidade a receber o projeto Escolas Culturais, lançado pelo Governo do Estado, com o objetivo de promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O lançamento do projeto, nesta sexta-feira (15), foi no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, onde a comunidade escolar realizou uma grande festa, com muita música, dança, poesia, artes plásticas, capoeira e grafitagem. O projeto também já foi lançado em Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Itaberaba, Teixeira de Freitas, Guanambi, Seabra, Ipiaú e Irecê.
Representando o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, participou do plantio simbólico de um cedro amarelo e falou que o projeto Escolas Culturais é uma importante política pública da Educação. "Esse lançamento dá sequência ao projeto que é encabeçado diretamente pelo governador Rui Costa. Estamos na nossa décima segunda Escola Cultural, com o objetivo de apresentar uma nova dimensão sociocultural, mostrando que as unidades não podem se restringir ao âmbito acadêmico de sala de aula. Esse projeto fomenta a arte-educação nas escolas como uma forma de revitalização pedagógica muito enfatizada pelo secretário Walter Pinheiro. Esta ação, sem dúvida, incentiva o empoderamento e o protagonismo dos jovens, além de aproximá-los da cultura", afirmou.
Para a diretora da escola, Joelma de Queiroz, o projeto Escolas Culturais vem reafirmar a posição da unidade de investir na cultura no processo de aprendizagem dos estudantes. "Com mais de 2600 alunos do ensino regular, profissional e jovens e adultos, temos diversos jovens com muitas habilidades artísticas. Por isso, participamos de muitos projetos estruturantes de arte e cultura da Secretaria da Educação. Acho muito importante a cultura estar associada com o caráter pedagógico nas escolas. Estamos muito contentes pela atenção com a unidade que também teve a inauguração de laboratórios de física, química, matemática e biologia pelo programa Brasil Profissionalizante, além da reforma estrutural que estamos passando", explicou.
O coordenador cultural da unidade, Jueme Nascimento, destacou as ações desenvolvidas na escola. "Cheguei na escola em abril como parte do projeto e conseguimos iniciar algumas atividades na área da Literatura e Teatro, além de impulsionarmos a quadrilha junina. Com o lançamento, pretendemos agregar ainda mais atraindo a comunidade e todos que estiverem interesse pela cultura", disse.
Fotos: Claudionor Jr
Protagonismo - O estudante João Domingos, 20 anos, que apresentou a poesia "Desculturando" e a música "Me diz", com a banda Em Quadro, falou como o projeto é importante para a formação dos jovens. "Desde os 16 anos tenho interesse pela música e agora vejo um projeto que pode realmente mobilizar todos os alunos e se tornar uma referência na região”. A estudante Anaellen Souza, 16, interpretou três canções, entre as quais "Aquarela do Brasil", e disse estar entusiasmada com as novas possibilidades de aprendizagem. "É maravilhoso a implantação deste projeto na nossa escola. Tive a sorte de ter uma família musical que pode servir de referência, mas trazer a cultura para a escola dá condições que todos tenham a oportunidade de aprender com atividades que atraem ainda mais os jovens", comemorou.
Coordenadora e integrante do grupo Império Junino, a estudante Emelly Vilas Boas, 20, também está entusiasmada com o projeto. "No ano passado tivemos a ideia de reativar a Império Junino porque acreditávamos que a unidade precisava desta iniciativa de novo na escola, principalmente por ser algo muito ligada a cultura da cidade. Agora, com a chegada da Escola Cultural, queremos promover ainda mais o grupo que já conseguiu um terceiro lugar na última competição municipal", salientou.
Padrinho - Convidado para ser o padrinho da Escola Cultural, o artista plástico Marcos Reis Peixoto, conhecido como Marepe, nascido no município, e referência na cultura local, falou sobre o seu papel a partir de agora junto à comunidade escolar. "Fiquei muito satisfeito com o convite de apadrinhar esse projeto e saber que sou um artista reconhecido na cidade. Estou à disposição para contribuir com o projeto principalmente por ter a consciência que além do aprendizado e conhecimento na escola, este incentivo pode criar novos artistas profissionais", enfatizou.
Sobre o projeto - O projeto Escolas Culturais potencializa as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares e fomenta novas atividades. As escolas que recebem o projeto estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, literatura, inovação, para o audiovisual e o empreendedorismo, dentre outros. O projeto é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil.
Notícias Relacionadas
-
Educadores planejam o ano letivo 2020/21 de forma coletiva durante a Jornada Pedagógica Paulo Freire
-
Cadernos de Apoio à Aprendizagem
-
Secretaria da Educação inicia Jornada Pedagógica para preparação do ano letivo 2020/2021
-
Rui anuncia pagamento de quinta parcela do Vale-alimentação Estudantil
-
Abertura da Jornada Pedagógica Paulo Freire terá homenagem ao Dia Internacional da Mulher
-
NOTA DE PESAR - Tenente Coronel Silvério Almeida
-
TV Educa Bahia conquista audiência de estudantes e professores