Projetos artísticos e culturais nas escolas são tema de videoconferência

Palavras-chave:
Com o tema “Processos criativos: orientações e planejamento dos projetos artísticos e culturais na rede estadual de ensino”, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta-feira (18/03), videoconferência voltada para estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede estadual dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE). A transmissão aconteceu no Instituto Anísio Teixeira, na Av. Paralela, e nas telessalas dos NRE, com o objetivo de aprofundar o debate sobre os conhecimentos artísticos e culturais estudantis em suas distintas linguagens.
 
As temáticas foram abordadas pelos convidados com o objetivo de despertar e estimular o processo criativo nas escolas da rede estadual de ensino. “Tivemos um debate bastante rico, envolvendo diversas linguagens artísticas e culturais, e isso é fundamental para alimentar os processos formativos dos professores que vão lidar com os estudantes, os verdadeiros criadores das artes”, salientou Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O ex-estudante da rede estadual, Wallace Lima, de 18 anos, compartilhou sua vivência artística no espaço escolar. “O que de mais importante houve nesse movimento foi perceber que a gente também está inserido nesse contexto da arte, que está, cada vez mais, sendo expandida dentro do ambiente escolar”, declarou o estudante, acrescentando que foi na escola seu primeiro contato com a arte da dança, há cinco anos.
 
Para a professora Antonia Reis, do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, “esse momento só reforça o meu sentimento de perceber a importância da arte e a cultura, nas suas diversas expressões, na escola”. Já o professor Thiago Silva, do Centro Educacional Santo Antonio, localizado em Simões Filho, destaca a interdisciplinaridade entre os conhecimentos. “Vejo a necessidade de ampliar a discussão para sair do lugar comum, para que possamos trabalhar a arte em várias disciplinas, como língua portuguesa, geografia e até matemática”, afirmou.
 
O encontro contou, ainda, com a presença de José Araripe, diretor da TVE, do músico Marcos Clement, que falou sobre a obra de Raul Seixas, e Catarina Laborda, que abordou temáticas ligadas à dança, entre outros convidados.
 
Projetos estruturantes – Diversos projetos são desenvolvidos pela Secretaria da Educação nas escolas da rede estadual: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (Tal), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Coral Estudantil (Encante).

Notícias Relacionadas