Revista Educação mostra avanços de políticas públicas na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia apresenta os avanços alcançados pela rede estadual de ensino na quarta edição da Revista Educação 2013/2014 Bahia. A publicação revela a consolidação dos 10 compromissos do Programa Todos pela Escola, por meio dos projetos estruturantes desenvolvidos nas escolas com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender. A Revista está disponível, também em versão eletrônica aqui.

Entre as ações, há destaque para o Pacto com Municípios pela Alfabetização, ressaltando a parceria firmada com os municípios baianos para a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. Lançado em 2011, o projeto atende mais de 143 mil estudantes do primeiro ano do ensino fundamental, com a adesão de 370 municípios. Em 2014, novas adesões foram consolidadas, inclusive Salvador. O projeto permite extinguir o isolamento entre as redes, ajudando a construir um sistema de Educação na Bahia, em regime de colaboração com municípios. A estratégia é unir esforços, recursos e conhecimento pedagógico para garantir a alfabetização.

>> Baixe aqui a Revista da Educação 2013/2014 Bahia on-line

Além do Pacto, a revista aborda o projeto Gestar, que visa melhorar o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. A iniciativa envolve 257 mil estudantes, em 276 municípios, da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).  Todos os professores articuladores do Gestar passam por formação e recebem material didático para o apoio do trabalho docente. Os alunos também recebem cadernos específicos. O projeto conta com metodologia de acompanhamento, monitoramento e avaliação, tendo como foco a sala de aula. Outro diferencial do Gestar é a articulação com o projeto pedagógico das escolas.

Já com o Ciência na Escola, estudantes e professores têm um espaço para experimentação, investigação e vivências, enriquecendo a aprendizagem dos conhecimentos científicos. Um dos destaques do projeto é a Feira de Ciências da Bahia, realizada anualmente. Só em 2013, na sua terceira edição, a Feira de Ciências apresentou 166 trabalhos selecionados, entre 420 desenvolvidos, em 580 escolas da rede estadual.  As iniciativas são expostas no Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura.

Educação profissional – A revista inclui, ainda, experiências exitosas na educação profissional, que tem a segunda maior rede do País. São mais de 69 mil estudantes matriculados em 80 cursos técnicos de nível médio, um crescimento superior a 1.600% em relação a 2006, quando o Estado contava com, apenas, 4.016 matriculados em 15 cursos. Os dados refletem o compromisso assumido pelo Governo do Estado que, desde 2007, investe na Educação Profissional como política pública prioritária, garantindo que jovens e trabalhadores tenham acesso a cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional.

Para aquelas localidades distantes dos centros urbanos, é desenvolvido o projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec). As aulas são transmitidas via satélite, em tempo real, com a presença de professores mediadores em sala de aula. A partir de uma linguagem digital, o projeto potencializa os espaços presenciais já existentes em localidades distantes do interior, além de superar a carência de docentes habilitados em áreas afastadas dos grandes centros urbanos. Pioneiro na região Nordeste, o EMITec atende a 15.838 estudantes, em 140 municípios e 410 localidades. Mais de 11 mil estudantes já concluíram o ensino médio por meio do projeto.

Artes e cultura – A publicação também destaca o protagonismo juvenil, por meio dos projetos artísticos de arte e cultura desenvolvidos nos contextos escolares: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Temos de Arte Literária (TAL), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produções de Vídeos Estudantis (Prove). Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e fazem releitura do patrimônio regional. O resultado dessa produção também segue para o Encontro Estudantil Todos pela Escola – ciência, arte, esporte e cultura.

A Revista Educação mostra, ainda, o número expressivo do Todos pela Alfabetização (Topa): mais de 1,1 milhão de pessoas, maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do País. A iniciativa, que só em 2013 beneficiou 130 mil pessoas, assegura a inclusão educacional dos baianos que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa, incluindo povos indígenas, quilombolas, população carcerária, ciganos e pessoas com deficiência.

Notícias Relacionadas