SEC realiza live sobre as Atividades Curriculares Complementares no ano letivo continuum 2020/2021

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta segunda-feira (14), uma live sobre as Atividades Curriculares Complementares (ACCs) no ano letivo continuum 2020/2021. A SEC publicou a Instrução Normativa nº 03/2021 com orientações sobre as ACCs, mas ficam assegurados a autonomia pedagógica da gestão escolar em articulação com a coordenação pedagógica e o corpo docente da unidade escolar; o planejamento; a avaliação; e a convalidação das atividades.
 
O subsecretário da Educação, Danilo Souza, falou sobre a importância das ACCs. "A ação visa construir, neste momento, uma oportunidade para pensar a escola que transcende a sala de aula. E, com isso, conhecer experiências que possam também apresentar as boas práticas das diversas localidades do Estado e que possam contar como carga horária."
 
Entre algumas ações que podem ser incluídas como Atividades Complementares estão: Mais Estudo; Bolsa Presença; Educar para Trabalhar; Programa Ciência na Escola; feiras escolares e Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA); Programa Universidade para Todos (UPT); ENEM 100% (através do classroom, videoaulas na TV Educa Bahia, Simula ENEM, Plataforma ENEM 360º e Trilhas do ENEM); programas Educação Ambiental e Saúde na Escola e Educação Fiscal e Financeira; Projeto Conexões; Jogos Estudantis da Bahia (JEB); festas e feiras literárias; e projetos estruturantes.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, destacou a necessidade do monitoramento das atividades por meio do Serviço de Apoio à Gestão da Aprendizagem (SAGA). "Para formalizar junto à SEC, as escolas têm que registrar, no sistema, as atividades complementares que forem utilizar na escola para que possa haver o monitoramento para o envio ao Sistema de Gestão Escolar".
 
Também participaram do encontro virtual o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, e o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.
 
>> Acesse à Instrução Normativa clicando aqui

Notícias Relacionadas