SEC realiza live sobre autocuidado e câncer de mama, dentro da campanha "Outubro Rosa”

Palavras-chave:
Em continuidade à campanha do “Outubro Rosa” e às ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, voltadas para a prevenção e os cuidados com a saúde da mulher, a Secretaria do Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou nesta quarta-feira (20), a live “Outubro Rosa: autocuidado e câncer de mama”. O encontro virtual, transmitido pelo Canal da Educação no Youtube, contou com as participações da coordenadora do Saúde do Professor, Elisabete Dias; a assistente social da Secretaria da Saúde do Estado, Mariana Cristo; e a enfermeira Marleide Correia, do Plansev, além da psicóloga do programa, Jaqueline Noronha, que mediou a live.  
 
 
A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Elisabete Dias, destacou a importância da campanha do “Outubro Rosa” e fez uma retrospectiva das atividades que a SEC vem realizando desde o dia 1º deste mês. “Realizamos uma série de atividades nas escolas com uma equipe multidisciplinar para discutir a prevenção do câncer de mama e assuntos que se referem à promoção da saúde física e mental. As ações visaram incentivar o autocuidado, lembrando que as oficinas e lives não foram direcionadas apenas para o público feminino, que é a maioria na nossa rede estadual de ensino, mas aos homens também, já que podem ser acometidos de câncer de mama, ainda que em menor proporção”.
 
Os cuidados à saúde da mulher em tempos de pandemia foi focado pela enfermeira Marleide Correia. “O cuidar é fundamental. Sabemos que não só o câncer de mama como todos os outros exigem cuidados e o rastreamento precoce, a avaliação de um especialista de referência são essenciais no resultado. Com a pandemia, muitos pacientes deixaram o tratamento por medo, insegurança ou até por falta de instruções. O tempo é desafiador, ainda estamos vivendo a crise sanitária, nos deparamos com o novo, mas as medidas de prevenção e a continuidade do tratamento para controle da doença são muito importantes”.
 
Já o câncer de mama como um problema de saúde pública teve uma abordagem da assistente social Mariana Cristo. “A neoplasia é mais incidente entre as mulheres no mundo e é a primeira causa de óbitos entre as mulheres, especialmente entre 40 e 69 anos. “Ao ter o diagnóstico do câncer confirmado, as mulheres vivenciam as variadas repercussões em sua vida: físico, emocional, familiar, financeiro, spiritual, profissional. Perceber estas questões é fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas ao controle do câncer de mama”.

Notícias Relacionadas