Secretaria apresenta ações de fortalecimento da educação básica

O Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) e o Pacto com Municípios pela Alfabetização, implantados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, se consolidam como projetos estruturantes para a melhoria da qualidade da educação básica. Os resultados alcançados pelas duas ações estão sendo apresentados em seminário aberto nesta quinta-feira (11/12), em Salvador, com a presença do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

O secretário destacou a importância do Proam e do Pacto visando à alfabetização das crianças com até oito anos de idade, que garante uma alfabetização com letramento na idade certa, assegurando o percurso formativo e o direito de aprender dos estudantes. “Temos, hoje, um trabalho de fortalecimento da escola pública reconhecido pela sociedade. O Pacto vem cumprindo um papel de mudar o ambiente educacional da Bahia, quebrando o isolamento das redes municipais e o resultado foi a criação de uma cultura de servir à escola. O Pacto é fundamental na garantia do direito sagrado de aprender de todos os estudantes”, destacou.

O evento acontece até esta sexta-feira (11/12), no Hotel Fiesta, e tem o objetivo de avaliar as realizações e conquistas do Proam e do Pacto com Municípios pela Alfabetização, com a participação de formadores, técnicos e colaboradores dos programas, além de representantes da Secretaria da Educação do Estado. “Este encontro é um momento que vai além da avaliação das ações desenvolvidas. É, também, de valorização dos professores que fazem a representação dos programas em sala de aula, que é onde se materializam essas políticas de qualificação da Educação Básica”, afirmou a coordenadora geral do Pacto com Municípios pela Alfabetização e Proam, Nadja Amado.

A professora Vanusa Mota de Carvalho, formadora estadual do Pacto com Municípios pela Alfabetização no município de Serrinha, destacou a importância do programa. “O Pacto atinge a criança lá na ponta e o resultado do trabalho a gente constata em sala de aula, onde nos deparamos com os alunos realmente alfabetizados, lendo com fluência e absorvendo o conteúdo de forma lúdica, prazerosa e com significado. É uma alegria muito grande fazer parte desta equipe”.

Pacto com Municípios – Criado em 2011, o Pacto com Municípios pela Alfabetização beneficia, atualmente, mais de 367.189 estudantes, em 21 mil salas de aula e 11.101 unidades escolares, em 403 municípios baianos participantes do projeto. Além disso, premiou 16 autores de 19 obras literárias infantis, por meio de edital para aquisição de obras de literatura de autores baianos com temáticas regionais.

Proam – Através do Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam), criado em 2008, foi possível construir uma rede educacional na Bahia para, em regime de colaboração, integrar as políticas estaduais e municipais de educação. Deste modo, o Proam tem se constituído como uma ferramenta estratégica para a criação e a avaliação dos planos municipais de educação, além da articulação para o desenvolvimento de ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Governo Federal, incluindo a gestão educacional, formação de educadores e práticas pedagógicas.

O Programa atende, atualmente, a 322 municípios, auxiliando na elaboração ou adequação dos planos decenais de educação, por meio da assistência presencial e a distância aos municípios. Ressalta-se, nessa ação, a parceria firmada, em 2014, com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Secretaria de Articulação com Sistemas de Ensino (Sase/MEC), para intensificação do atendimento aos municípios nessa área.