Secretaria cadastra instituições para ofertar estágios

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está cadastrando Secretarias de Estado, autarquias, prefeituras municipais, empresas da iniciativa privada, associações, sindicatos, áreas de agricultura familiar, cooperativas, microempresas, assentamentos, interessados em fornecer vagas de estágios para os estudantes da Educação Profissional. O Estado oferece 75 cursos técnicos de nível médio.

As instituições interessadas devem se dirigir à Superintendência de Educação Profissional, no 5º andar da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Também podem procurar diretamente os 29 Centros Territoriais, 25 Centros Estaduais de Educação Profissional, além das 104 unidades escolares da rede estadual que ofertam cursos técnicos de nível médio em 119 municípios em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O estágio é parte da matriz curricular da Educação Profissional (EP) que tem o trabalho como princípio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico. O estágio tem a duração de 400 horas, deve ocorrer em horário diferente do turno letivo convencional ao qual o estudante está matriculado e ocorre com orientação e supervisão de professores designados pela unidade escolar.

“O estágio contribuirá para que o estudante conheça múltiplas realidades do mundo do trabalho, além de propiciar o diálogo entre teoria e prática. Por outro lado, a instituição ou empresa que concede estágio, estarão contribuindo para a formação dos jovens e adultos estudantes e, ao mesmo tempo, abrindo a possibilidade do primeiro emprego, já que a maioria dos estagiários acaba contratada pelas empresas e instituições”, observa Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional do Estado.

Embora não seja obrigação da Secretaria da Educação e das unidades escolares a oferta universal do campo de estágio, vários esforços são realizados pela Superintendência de Educação Profissional e pelos Centros Territoriais, Centros Estaduais e unidades que ofertam Educação Profissional, visando apoiar os estudantes na busca dos campos de estágio.

Uma das iniciativas adotadas pela superintendência foi a criação do cargo de vice-diretor de articulação do mundo do trabalho e do professor orientador de estágio para busca, in loco, dos campos de estágio. Outra iniciativa foi a implantação do Sistema de Integração Escola Mundo do Trabalho (SIEMT) como agente de integração nos Centros de EP e a garantia do pagamento do seguro contra acidentes se o estágio ocorrer em órgãos públicos. Para mais informações entre em contato através do e-mail: estágio.suprof@gmail.com ou acesse www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com.