Secretaria da Educação aborda cooperação internacional com embaixadas do Canadá e Reino Unido

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebeu nesta quinta-feira (28/5), na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), a representante da Embaixada Britânica no Brasil, Nnenne Iwuji-Eme, e o adido do Canadá no Brasil, Franz Brandenberger. Em pauta, projetos para colaborações e parcerias, no setor da educação pública, entre os quais, cursos de qualificação técnica, de extensão e de idiomas.

“Temos o maior interesse em fazer parcerias com projetos que beneficiem os nossos estudantes da rede estadual", secretário Osvaldo Barreto.

“Temos o maior interesse em fazer parcerias com projetos que beneficiem os nossos estudantes da rede estadual. A educação básica e a educação profissional são duas áreas pelas quais temos muita responsabilidade e o nosso maior desafio é melhorar a qualidade da educação na Bahia, de acordo com o objetivo do programa Educar para Transformar – um Pacto Pela Educação. Estamos à disposição para o diálogo sobre os projetos que vierem a somar neste propósito”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

A primeira secretária de Infraestrutura, Energia e Educação da Embaixada Britânica em Brasília, Nnenne Iwuji-Eme, destacou que o objetivo é difundir, programas, a exemplo da Bolsa Chevening, que despertem o interesse dos jovens estudantes oriundos da escola pública. “Além de reafirmarmos o Chevening, que, este ano, teremos mais representantes baianos em relação ao ano passado, temos interesse de mostrar que o Governo do Reino Unido possui um fundo para a assistência ao desenvolvimento focado nas prioridades de outros países e que é usado a partir da identificação das áreas que podemos trabalhar juntos em cooperação técnica”.

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

O adido do Canadá no Brasil, Franz Brandenberger, destacou o interesse do Governo do Canadá em ter a Bahia entre os Estados brasileiros que mantêm programas de cooperação. “O Canadá foi o primeiro destino dos estudantes brasileiros em 2013 e 2014, englobando cursos de idioma, de high school e de pós-graduação. Começamos a atuar em vários Estados com ênfase no Ciência Sem Fronteiras, que é reconhecido internacionalmente pelo ensino de alto padrão e por seus laboratórios com tecnologia de ponta. Nosso objetivo é, agora, aprofundar as relações com a Bahia com outros programas de formação e treinamento para os estudantes da rede pública”.