Secretaria da Educação discute ações voltadas para as competências socioemocionais

Palavras-chave:

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião com representantes da Organização Não-governamental Arte de Viver. O objetivo do encontro foi, a partir do conhecimento da instituição em educação socioemocional, discutir o ambiente de aprendizagem que contribua para desenvolver, nos estudantes, habilidades para lidar com situações de estresse, raiva e ansiedade. A experiência já foi trabalhada com êxito em duas unidades escolares da Polícia Militar da Bahia e também é aplicada com servidores da Segurança Pública estadual. 

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância de parcerias que promovam a melhoria estrutural da rede estadual de ensino. “Temos uma rede muito grande, com 800 mil estudantes, e para que possamos promover uma mudança que construa uma verdadeira transformação, precisamos destes parceiros externos. Queremos que a comunidade escolar esteja envolvida de forma ampla, por isso precisamos conversar com a Arte de Viver como organizarmos uma ação que atinja com qualidade um maior número de participantes e torne o processo permanente nas escolas”, destacou.
 
O diretor de projetos estratégicos do Arte de Viver, Marcel Queiroz, afirmou que os cursos oferecidos pela organização nas escolas buscam trabalhar o corpo, a mente e o ambiente. “Os cursos contribuem para que o aluno tenha mais concentração e foco, melhore seu relacionamento com pais e professores e ganhe habilidade para lidar com a ansiedade, a raiva e o estresse. Já os professores conseguem reduzir carga de estresse e melhorar seu relacionamento com os alunos. Queremos discutir a melhor maneira de implantarmos as ações na rede estadual, seja na capital e interior”, contou.  
        
            
 

Notícias Relacionadas